Comportamento

O casal catuense unidos há mais de 20 anos por duas paixões

O casal de fotógrafos catuenses construiu prestígio e respeito em Catu, dá a receita de como é ser feliz no amor e na profissão trabalhando juntos há 25 anos

Samuel Ribeiro, 53 anos, casado com Risoleta Santos (50). Uma história de amor, respeito e cumplicidade que há mais de 25 anos, fica ainda mais colorida e alegre, se olhada através das lentes profissionais desses dois consagrados fotógrafos da cidade catuense.

Samuel é filho de José Maria Ribeiro e Raimunda Ribeiro. Risoleta de  Amintas da Silva e Carlinda Sousa. O casal são pais de Carli Débora Ribeiro, de 21 anos, e avós da pequena Cattarina. A história dos dois ‘amantes’ da fotografia começa quando a já profissional, Risoleta participava de um congresso de fotografia, quando conheceu Samuel, ainda amador na arte de fotografar. “Nos conhecemos através de um primo dela. Estudava fotografia, quando a conheci, me apaixonei pelas duas (risos). ” Conta Samuel.

Risoleta vem de uma família de fotógrafos, seu avô tinha um laboratório fotográfico, tios e irmãos já captavam imagens, “sempre encaramos a foto como uma memória, como algo que vai eternizar o momento registrado. “

O casal  que se uniu com paixões dúbias, já que também são apaixonados pela fotografia,  aprenderam em  muitos congressos internacionais que participaram, como a fotografia impacta as pessoas: “fazemos uma linha de fotografia parecidas, mas tivemos que passar por vários cursos de aperfeiçoamento. Por isso pensamos nos mínimos detalhes antes de realizar qualquer foto. ” Relata Samuel.

Atualmente os dois moradores do centro de Catu-Ba, trabalham no próprio estúdio e em eventos realizados na cidade e fora dela. “Essa disponibilidade é justamente para levar o melhor serviço para os nossos clientes. E acreditamos que essa parceria no trabalho, é a chave para um bom casamento. ” Comenta Risoleta.

Eles destacam a importância do estudo para que as imagens saiam perfeitas, “ao longo do tempo, foi preciso nos aprofundar em mais conhecimentos e técnicas, para que as imagens ficassem à altura do cliente. Investimos muito para que nosso trabalho realmente recebesse o valor merecido” esclarece Samuel.

Sobre o que motiva os dois a trabalharem em Catu, o casal garante, “sem dúvida o amor. Catu é uma cidade que respira tranquilidade nessa questão, nosso trabalho de fotografia está a nível de quaisquer grandes cidades, devido ao nosso aprimoramento técnico e profissional adquirido em cursos. Nosso apreço pela cidade fez com que ficássemos aqui. ”

A fotografia se tornou uma prática de sensibilidade e psicologia para os ‘amantes’: “durante as seções, conseguimos ver pelas lentes o que o nosso cliente sente. Vemos quando eles estão tristes, preocupados, alegres, enfim… Esse trabalho possibilita uma sensibilidade maior ” Pontua Risoleta.

“Captamos felicidades, momentos bons. O peso de uma imagem é forte, imagine as milhões de interpretações que podem ser feitas através de quem a vê?  A maior recompensa durante todo esse tempo de trabalho que temos, é o sorriso do cliente ao ver o trabalho feito, temos prazer em fazê-lo com amor. Dessa forma, os resultados são os melhores.” Concluem Samuel e Riso, como são carinhosamente chamado pelos amigos e clientes.

Para contratar o serviço do casal, basta ligar para (71) 999462694 e (71) 99977-8002. O trabalho realizado por esses fotógrafos encanta todos que conhecem. Abaixo segue uma pequena amostra do trabalho respeitado desses apaixonados por fotografia.

Produção e Edição de Texto Donaire Verçosa

Reportagem João Vitor Araújo

Fotografia arquivo pessoal de Samuel e Risoleta