Nota de Pesar
Nós do Catu Acontece, nos solidarizamos com a tragédia ocorrida em Brumadinho- Minas Gerais, que devastou a cidade na tarde da última sexta-feira, 25, devido ao rompimento da barragem de rejeitos da Vale do Rio Doce, na região de Mário Campos e Córrego do Feijão. Segundo a assessoria da Vale, cerca de mais de 400 pessoas estavam no local e entorno no momento do ocorrido, as autoridades já dão conta de 34 pessoas encontradas mortas.
O dano devido ao desastre é incalculável, por ser uma região de natureza intensa, onde havia muitos animais por conta das fazendas localizadas naquela região atingida, sem falar na dor das famílias que perderam seus entes queridos, e não conseguem ter notícias ou a confirmação de morte e corpo para sepultar.
Menos de 200 quilômetros e exatos 1177 dias separam duas tragédias: a do córrego do Feijão, distrito de Brumadinho, e a de Bento Rodrigues, no município de Mariana.
Ha três anos, no dia 5 de novembro de 2015, numa quinta-feira, aconteceu uma outra tragédia também em Minas Gerais, onde a barragem de Fundão rompeu. A lama levou tudo o que tinha pelo caminho. O povoado de Bento Rodrigues sumiu do mapa. Paracatu de Baixo e Gesteira também estavam na rota da destruição. Mais de 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro vazaram, atingiram o Rio Doce e chegaram ao mar. 19 pessoas morreram.
É preciso um sistema mais rigoroso de fiscalização na atuação das empresas e um comprometimento maior com a vida de uma forma geral. Por isso o Catu Acontece se solidariza com as famílias atingidas e se compromete a ser parceiro na fiscalização e punição dos culpados, para que tragédias como essa possam ser evitadas.
Ressaltamos que em Catu-Ba, a rede de lojas Supermoda, localizada no centro comercial da cidade, em frente ao Posto de Abastecimento de combustível, estará recebendo donativos até o dia 30/01, quarta-feira, que serão enviados para as famílias atingidas. Todos podem participar contribuindo da forma que for possível. Estão sendo aceitos água mineral e alimentos não perecíveis.
Mais detalhes no Link abaixo do O Globo: