No prédio do CNEC agora será o CENTE, Centro de Novas Tecnologias Educacionais
Por Roberval Silva
A Prefeitura Municipal de Catu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, confirmou no dia 18 de setembro que a partir do ano letivo de 2021 o antigo CNEC, agora CENTE, passará a integrar à Rede Pública Municipal de Educação, objetivando ampliar o acesso a uma educação inovadora, interativa, colaborativa e integrada às tecnologias digitais.

O Prefeito Geranilson Requião disse que quando soube do encerramento das atividades do CNEC na cidade de Catu, procurou a direção nacional para buscar uma solução: “Ao ser informado sobre o encerramento das atividades da CNEC, iniciei uma série de diálogos com a direção nacional da instituição, na tentativa de reverter a situação. Então, surgiu a possibilidade do município assumir as instalações da unidade escolar, que se tornou realidade na última sexta-feira. Essa é uma conquista maravilhosa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A população pode ter certeza que vamos desenvolver um projeto educacional visando o crescimento e capacitação dos nossos estudantes”, explicou o Prefeito.

Para a Secretária de Educação do Município, Rosilene
Oliveira, a cidade de Catu só tem a ganhar com a adesão desse novo equipamento
educacional: “ A aquisição do Cenecista pela Prefeitura é importante porque é
uma escola que tem história na cidade, com isso, estamos preservando a história
do Cenecista e também da cidade”, disse Rosilene.
Ainda de acordo com a Secretária, a disponibilização do
espaço físico é uma maior oportunidade da oferta de cursos para a população de
Catu: “ A criação do CENTE, garantirá o avanço de três grandes desafios da
educação: a equidade, com a ampliação do acesso aos recursos digitais de
qualidade, personalizando o ensino através da plataforma Escola Viva; a
qualidade, disponibilizando recursos interativos que apoiem o professor na
construção de novas estratégias pedagógicas; a contemporaneidade, aproximando a
educação do universo digital do aluno do séc. XXI. Ciente da tecnologia não
como um fim, mas como meio para o protagonismo do aluno para sua aprendizagem,
assim como a valorização da interação do professor como desenhista, curador e
mediador desse processo, o CENTE acena para a retomada das aulas com um “normal
melhor”, finalizou.