Histórias que Inspiram

NEGRITUDE E AMOR EM ALTA EM CATU NA HISTÓRIA DE VALDETE SOUZA

De família grande com 11 irmãos, Valdete aprendeu desde de cedo que o segredo para vitória é lidar com vida com amor, trabalho duro e dedicação no que faz.

Catuense, Valdete de Souza Santos, nasceu em 19 de maio de 1957, filha de Maria Carmelita e Antônio Donato (in memoriam), sempre teve casa cheia, pois convivia com mais onze irmãos. Viúva, mãe de três filhos, Eduardo, Luciana e Daiana e mais quatro netos, Eduardo Augusto, Maria Eduarda, Rafael e Luma, Valdete é conhecida pelo seu comprometimento com o trabalho, e também em espalhar cuidado e amor por onde passa.

Figura conhecida na cidade catuense, estudou durante o fundamental na Escola Adélia Mata, e passou pela Escola Ana Bitencourt atual Pedro Ribeiro, finalizando o Ensino Médio no Colégio Senhora Santana de Catu, o atual Cenecista.

Aos 22 anos, fez seu curso de Assistente Administrativo na Fundação José Carvalho, e logo fez uma seleção junto com 79 candidatos, onde foi aprovada, e trabalhou na Ferbasa durante 16 anos. A rotina puxada de mãe, mulher e profissional, não a impediu de correr atrás dos seus sonhos, e, aos 40 anos de idade, ela se bacharelou em Filosofia e Teologia pela Faculdade IUNICH- Instituto Universico de Ciências Humanas.

Essa mulata baiana, catuense e empoderada, diz na sua história porque há historiadores que defendem a linha de um legado não creditado devidamente aos negros, de construção e criação do Brasil desde os primórdios dos tempos, quando os negros eram trazidos da África para trabalharem no regime escravista, auxiliando assim, ainda que forma indigna, com a força do braço, na construção da independência brasileira com seu trabalho. ” Eu comecei a trabalhar cedo, aos 12 anos de idade já vendia na feira livre, e com 18 anos trabalhei no IBGE, no censo demográfico, e outros trabalhos que foram totalizados em 4 contratos. Depois fui aos 20 anos trabalhar no escritório da empresa Lucíola. Ou seja, não tenho medo do trabalho, e acho que é desse jeito que conquistamos o que queremos, com muito trabalho digno e estudo. Focando no que queremos e trabalhando intensamente, conseguimos chegar no objetivo.” Destacou.

Aos 22 anos, passou a trabalhar na Ferbasa, empresa localizada em Pojuca-Ba, e lá ficou durante 16 anos, passando por vários setores. Em 1997, começou a trabalhar na Fundação José Carvalho, no Parque Aquático Rolf, exercendo a função de gerente por 8 anos, na qual desenvolveu um trabalho, que até hoje é reconhecido pela dedicação e qualidade. Amor e entrega sempre foi sua marca em tudo faz. ” Quando me desafio a fazer algo, faço com amor e dedicação, herança que trago de meu convívio com meus irmãos onde todos nós nos ajudávamos.” Explica.

“Não tenho como falar de meu crescimento pessoal e profissional, sem ressaltar meu sentimento de gratidão ao Dr. José Carvalho (in memorian), que foi uma pessoa que me ensinou e orientou muito, aprendi com ele a valorização da vida e do trabalho.”

Enfatiza Valdete.

“Em 2005 recebi convite da ex- prefeita Gilcina Carvalho, fui exercer a função de secretária Municipal de Assistência Social, aceitando o convite para realizar mais um sonho, trabalhar em prol do município, pedi demissão da Fundação José Carvalho, e assim assumir a Secretaria de Assistência, onde desenvolvi diversas ações durante quase 08 anos, junto a ex-prefeita Gilcina Carvalho, e uma equipe de trabalho coesa, onde considero que obteve êxito nas ações, que foram fundamentais para o desenvolvimento do município catuense, e hoje, tenho a certeza que pude agregar novas ideias para o crescimento da cidade.” Pontuou.

Atualmente Valdete está vivenciando mais um desafio, que é mesmo em meio a atual crise, e aumento do desemprego, ela mais uma vez de maneira arrojada e destemida, se desafiou, e entrou para o ramo da Confeitaria, com a Nova Casa do Bolo, localizada na Aruanha, na rotatória bem em frente ao clube CEPE-CATU. Além desse empreendimento, também possui uma pousada, oferece estrutura de decoração em eventos alugando inclusive os materiais para as festas. Veja fotos de alguns trabalhos:

Na casa do bolo Valdete também já fez alguns eventos, já que o local é adequado para confraternizações, chás , noivados e até casamentos com público menor, que não necessite de um espaço maior, como o salão que ela também faz locação para celebrações. Para mais informações e orçamentos. seguem os contatos: (71) 99707-8698/ / Eduardo (71)99617-2939/ Luciana (71) 99983-6909 e (71) 99983-6909.

Sobre uma frase nesse dia da consciência negra, Valdete deixou: “fé, simplicidade e honestidade estão a frente da minha vida. Que seja slogan todos. Só assim é possível superar os obstáculos e vencer barreiras, assim acredito.” Finalizou.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.