Saúde

NASF promove treinamento profissional para prevenir autolesões e suicídio

Treinamento capacita agentes comunitários de saúde e enfermeiros de Catu

A Secretaria de Saúde de Catu através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) deu início ao treinamento profissional com tema “Violência autoprovocada /Prevenção ao suicídio”. O objetivo é capacitar profissionais de saúde para identificar melhor sinais que indiquem comportamentos auto lesivos, e tentativas de suicídio, além de mostrar a importância de falar sobre o tema e gerar multiplicadores de informação.

Segundo Josiele Rabelo, Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, “a importância desse tipo de ação consiste em capacitar os profissionais para assim promover a identificação, acolhimento e encaminhamento adequado dos usuários que se encontram em situações de risco, no intuito de diminuir os índices de violência autoprovocada e suicídios no município”.

O treinamento é realizado pelas psicólogas do NASF Roberta Monteiro, Jaine e pela enfermeira Josiele Rabelo. O projeto teve início no dia 24 de julho de 2019 e tem capacitado agentes comunitários de saúde e enfermeiros de todo o município. Na última segunda-feira (29) foi a vez das equipes do Alexandre Ferreira, Barão de Camaçari e Centro.

O que fazer caso você apresente indícios de comportamento autolesivo ou note ideação suicida em amigos e familiares?

Procure brevemente o serviço de saúde mais próximo e informe aos profissionais para que os devidos encaminhamentos sejam feitos. 

Fonte: Prefeitura de Catu

Redação