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Nas Redes Sociais, Pequeno Sales anuncia construção do “Novo Sac”

Todas as modalidades ofertadas de serviço do SAC serão disponibilizadas na unidade de Catu.

Com o objetivo de oferecer melhores serviços à população, o gestor municipal anunciou em seu perfil oficial nesta nesta quarta-feira, 12, de abril, a ordem de serviço para a construção do Novo Sac em Catu-Ba.

A unidade contará com diversos serviços, incluindo emissão de RG, CPF, orientação sobre a Carteira de Trabalho Digital, serviços relacionados ao Detran e INSS.

Print do vídeo do anúncio da ordem de serviço da unidade do SAC Catu-Ba


A obra terá um custo total de R$ 330,622,82 e será executada pela empresa PSC, vencedora do processo de licitação. De acordo com a engenheira responsável, Priscila, as obras serão iniciadas.

Em anúncio nas redes sociais, o Prefeito Pequeno Sales (PT) destacou: ” em breve todas as modalidades ofertadas de serviço do SAC serão disponibilizadas na unidade de Catu. É uma obra de grande importância para o catuense. ” Pontuou. Veja na íntegra a fala no link a seguir: https://www.instagram.com/p/Cq8iBCeO6QS/

O Secretário de infraestrutura, Agricultura e Meio ambiente, Professor Seles (PT) que estava junto com prefeito no momento do anúncio, destacou: ” o ato reflete a preocupação da administração para com o atendimento prestado à população.” Pontuou.

Sobre o SAC

A ideia de implantar o SAC surgiu da carência na prestação de serviço públicona Bahia na época e a dificuldade que as pessoas encontravam para tirar um RG. onde levava-se um dia inteiro para conseguir tirar apenas uma carteira de identidade. O verdadeiro embrião do SAC surgiu entre 1993 e 1994. Nessa época, aconteciam feiras de informática no antigo Centro de Convenções da Bahia onde eram apresentadas soluções de tecnologia que o Estado empregava para atender aos diversos serviços públicos, porém, voltadas aos departamentos administrativos dos órgãos.

O projeto foi ganhando corpo quando se passou a adotar também a oferta de serviços públicos nos eventos, onde era o antigo Centro de Convenção da Bahia. A população abraçou a iniciativa lotando a feira, dispertanto a atenção do governo do estado para as necessidades de locais como aqueles, montados para sanar a alta demanda a ser atendida, já que eram poucos serviços, mas encheu de gente interessada. Tanto, que os organizadores do evento, queriam que a feira ficasse sempre ali, para aumentar o fluxo de pessoas no local. Daí foi um “pulo” para implantar, de fato, um local específico para atender a essa carência da população. Além do posto no Comércio, no final do ano de 1995, foi inaugurado também o SAC Liberdade. Inicialmente, antes de se instalar no Shopping Liberdade, o povo ia buscar o atendimento no Centro Social Urbano (CSU), que já servia à população local desde os anos 80.

Atualmente o Sac conta com 79 unidades de atendimento no estado da Bahia, sendo quinze postos fixos em Salvador e Região metropolitana, 21 no interior do estado, três unidades móveis, além de 40 unidades do Ponto SAC (anteriormente Ponto Cidadão).

SAC Móvel

SAC Móvel é mais uma modalidade de serviços do SAC, que percorre locais de Salvador e Região Metropolitana, oferecendo serviços como: a 1ª e demais vias do RG; 1ª via de CPF; antecedentes criminais, recadastramento Ceprev (prova de vida para aposentados e pensionistas do Estado) e serviços da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), além do Procon (apenas na Ferreira Costa). 

O avanço tecnológico, está presente na realidade do SAC, onde atualmente, o atendimento em qualquer posto da Rede é feito sob agendamento pelo SAC Digital.
Além de agendar os serviços presenciais em Postos SAC na Bahia, o SAC Digital disponibiliza serviços públicos pela internet, por meio de computador ou celular. Veja mais sobre a história do SACno link a seguir: http://www.saeb.ba.gov.br/arquivos/File/Revista_Saeb_SAC_25_ANOS_versaoweb.pdf

*** Por Donaire Verçosa com informações da PMC e Governo do Estado.

Redação