Mutirão de cirurgia eletiva atrai centenas de pessoas em busca de atendimento
Pacientes da zona rural de Catu e também de Alagoinhas que aguardavam por uma cirurgia há cerca de dois anos procuraram o pré-operatório para participarem do mutirão cirúrgico da SESAB em Catu
O palco de shows, no Bairro da Aruanha, na Praça Gionisio Barroso, normalmente é espaço de eventos artísticos culturais da cidade. Mas hoje( 05) o “show” ficou mesmo para saúde. A triagem para o mutirão de cirurgias eletivas começou nessa quarta-feira com a carreta da SESAB (Secretaria de Saúde da Bahia) estacionada em frente ao palco, no Bairro da Aruanha realizando exames como: ECG, raio-x e ultrassom, para mais 300 pessoas que procuravam se cadastrar para cirurgia.
Dona Clarice de Jesus Gonçalves (47), é uma das pessoas que se deslocaram até a carreta na manhã desta quarta-feira: “ ontem a agente de saúde passou em Pedras, próximo de Cassarangongo, já era noite, mas eu corri hoje para vir aproveitar essa oportunidade de me inscrever e fazer minha histerectomia que espero há mais de dois anos. Estou confiante em Deus de que vai ser tudo bem e nos médicos, pois acredito que o governo não iria colocar ninguém que não fosse gabaritado para fazer cirurgia na gente”(risos).
O coordenador do mutirão pela SESAB, Deleon dos Santos Francisco (Enfermeiro), destaca: “ o paciente aqui tem toda assistência, é recebido com todo carinho e atenção, desde o momento do pré-operatório até o pós, onde procuramos saber após a consulta de revisão do pós, como ele está, como avalia todo serviço médico prestado pelo mutirão de cirurgia e temos o orgulho em dizer que o índice de complicações é de apenas cerca de 2% de todos os atendimentos cirúrgicos. E quando há, nós atendemos aqui mesmo e, caso seja necessário encaminhamos para o Hospital da Mulher ou Roberto Santos, todos dois localizados em Salvador (BA).”
“É importante ressaltar que nas cirurgias de vesícula, o governador Rui Costa teve uma preocupação a mais com a questão estética, por isso elas serão feitas por videolaparoscopia. Um procedimento que tem mais custo financeiramente falando, porém menos invasivo no corpo, conservando melhor a estética do paciente,” diz Deleon.
Liliane Santos de Jesus( 29), que também vai participar do mutirão, e ficou sabendo pelo app de whats app em um grupo que faz parte, e diz: “considero uma benção, desde de que eu tive minha filha de um ano de nove meses que sofro com uma hérnia de umbigo. Aqui é a oportunidade para resolver tudo com segurança, uma benção de Deus.”
O Secretário de Saúde do Município de Catu Marcus Torres destacou que além das triagens previamente agendadas, também estão recebendo pessoas da micro região de Alagoinhas(BA) e macro região nordeste para se cadastrarem no pré-operatório. “Só hoje tivemos cerca de 85 cadastramentos espontâneos, ou seja, de pessoas que vieram e ainda não haviam sido cadastradas.”
“Pessoas das regiões de: Acajutiba, Aporá, Aramari, Araças, Cardeal da Silva, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Itapiricuru, Pedrão, Crisópolis, Jandaira, Oriçangas, Rio real e Sátiro Dias. Aqui em Catu, para agendar o pré operatório temos disponível o número da Secretaria de Saúde para agendamentos até o dia 07 de abril (sexta-feira), o contato: (71) 3641-3318 falar com Gisele Moitinho. De outras regiões tem 0800 071 4000 Sesab.”
“O atendimento para na carreta da SESAB começa às 07h da manhã. É válido pontuar que Catu junto com mais 17 municípios baianos foi escolhida por conta da estrutura que disponibiliza no Hospital Municipal da Cidade, o que é mérito do Prefeito Geranilson, que priorizou o nosso equipamento, tornando possível que Catu fosse contemplada com mutirão hoje, o que é uma grande vitória para o povo catuense.”