ComunidadePolíticaSaúde

Mutirão de castração de felinos atende a famílias carentes em Catu

O fim de semana foi recheado de conscientização sobre a guarda responsável de animais, através da castração de 40 felinos no Centro de Saúde  em Alexandre Ferreira

 

Esse fim de semana foi um momento de castração coletiva de felinos no Centro de Saúde  em Alexandre Ferreira, no Barão de Camaçari (Ramela), em uma sala anexa.  A ação é fruto da parceria entre a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Saúde, atendendo ao termo de ajustamento de conduta (TAC), acordado com o ministério público.

 

Um dos responsáveis pela organização, Marcial Conceição, contou que  “o objetivo da criação do projeto é diminuir a quantidade de animais nas ruas e também para ter o controle de zoonoses, doenças que são transmitidas através desses animais,” explica.

 

 

O projeto visa para atender a população que não tem condições de arcar com a castração em uma clinica particular. Foram selecionados 40 felinos, entre as famílias que tinham interesse pelo serviço. Um dos animais que foram selecionados foi “Endriques”. Sua dona Aniele Costa, resolveu castrá-lo porque em sua rua os bichos costumam ser envenenados. “Quero evitar que ele saia muito de casa para não acontecer nada. Não castrei antes porque é um procedimento que custa caro, se for feito em clínica particular, ”

“ A gata Beatriz”, de três anos, foi outra das felinas escolhidas. Sua dona, Eliete Santos, resolveu castrá-la porque a gata já havia tido duas barrigas de filhotes. “Ela já deu cria duas vezes, inclusive um dos filhos dela foi castrado hoje também. Além disso, quero que ela saia menos de casa e para evitar que ela pegue doenças, ou sofra maus tratos nas ruas,” pontua.

O secretário de Saúde Marcus Torres, enfatizou que nessa primeira etapa, os animais foram indicados pelos agentes de saúde comunitários, depois de uma seleção das famílias que tinham o interesse em castrar seus animais, mas não dispõem de condições financeiras para custear o procedimento”.

 

 

O prefeito de Catu, Geranilson Requião, compareceu ao PSF Alexandre Ferreira para conferir de perto o trabalho que estava sendo realizado e se mostrou satisfeito. “Espero que agente continue fazendo esse trabalho para que possamos melhorar a população felina do município e teremos em breve para os caninos. Hoje participei de um evento na Santa Rita, no sitio de Léo da Sela, que contou com a presença de estudante da medicina veterinária e profissionais veterinários da UFBA, dando um curso de castração para equinos. Espero que a gente possa fazer essa pareceria com a UFBA para fazer a castração dos equinos do nosso município também. ”

A secretaria municipal de saúde ainda não tem previsão de quando será feito outro mutirão. Segundo o secretário Marcus Torres “primeiro vamos avaliar o resultado dessa ação, observar onde precisamos melhorar e programar uma nova, para que tudo seja feito da melhor forma possível.”

 

Fotos: Magno Vinícius

Assessoria Denize Barbosa

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.