A - Mais Regiões

Município restringe acessos à Sede e à Praia do Forte amanhã (20)

Devido ao aumento de casos de contágio pelo Novo Coronavírus nas últimas semanas no município e, principalmente, em cidades vizinhos, como Salvador, Camaçari, Dias D’Ávila e Lauro Freitas, a Prefeitura de Mata de São João vai restringir o acesso de veículos à Sede a à Praia do Forte, a partir das 0h deste sábado (20), até o dia 28. 

A gestão pública municipal entende que o aumento de visitantes neste período de festas juninas, mesmo não havendo eventos e feriados, é uma ameaça real à saúde da população matense. Equipes de policiais municipais e militares e técnicos de enfermagem farão barreiras sanitárias no Pórtico da Praia do Forte, no Entroncamento da Rodagem do Torre e próximo à ponte de Dias D’Ávila (na Sede), para controlar os acessos dos automóveis. A entrada do Caboré e o entroncamento de acesso ao Amado Bahia serão interditados. 

Só será permitida a passagem de veículos com moradores, trabalhadores e prestadores de serviços, com comprovação de residência, adesivos (no caso da Praia do Forte), e comprovação de trabalho. Além de restringir o acesso dos veículos, as barreiras serão responsáveis pela aferição de temperatura das pessoas, com o objetivo de detectar casos suspeitos de COVID-19.

Medida necessária – “É uma medida difícil, dura, mas extremante necessária. É o que a situação exige do poder público municipal. É o que é preciso fazer, para evitar que não tenhamos uma grande onda de contaminação pelo Coronavírus em Mata de São João nestes dias”, alerta o Prefeito Marcelo Oliveira.

“Sabemos que é um período de tradição, de confraternização e que muitos matenses recebem parentes e amigos. Mas nossa saúde está acima de tudo”, explica o prefeito. “Para o próprio bem dos matenses, peço a colaboração de todos, para não convidarem pessoas para o São João em Mata. Convença que não é tempo de comemorar, mas de se proteger. Que no ano que vem, com fé em Deus, todos estarão juntos outra vez”, apela.

Alerta – A situação em relação à curva de contagio estava confortável até a semana passada em Mata de São João. Há menos de 15 dias, o município tinha apenas sete pacientes diagnosticados com COVID-19 ativos, em tratamento. Porém, nesta última semana novos casos apareceram e acenderam o sinal de alerta. O boletim epidemiológico de ontem (18) apontou 49 pacientes ativos e 51 recuperados. 

“Um fato que preocupa mais ainda e oferece muito mais risco é a situação dos nossos municípios vizinhos, principalmente Camaçari e Dias D’Ávila. Essas localidades estão muito próximas e há um intercâmbio muito grande, por relações de parentesco e de amizade, com os moradores de Mata”, explica diz Marcelo Oliveira.

“Em relação à Praia do Forte, haveria uma procura natural pelo destino, visto que muitos moradores de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari se deslocariam pra lá nesse período, por acharem seguro, em relação às suas cidades, para lazer”, justifica o gestor municipal.

Comprovação – Os moradores permanentes e de segunda residência de Praia do Forte terão acesso à localidade com apresentação de adesivos de veículos de acesso, que foram distribuídos pela Prefeitura no final de 2019 e começo de 2020, ou com comprovantes de residência (recibos de água, luz, IPTU, telefone ou correspondências bancária). 

Os prestadores de serviço devem apresentar identificação funcional e os trabalhadores com comprovação de vínculo trabalhista, a exemplo de carteiras funcionais, crachás ou carteira de trabalho. Os transportes de mercadorias essenciais, ou, em casos de urgência, serão devidamente inspecionados. Não será permitida também a entrada de veículos cuja atividade econômica seja o transporte de passageiros, a exemplo de táxi, vans, ônibus de turismo.

Fonte: Ascom\ PMSJ.

Redação