Política

Mudanças para melhoria da gestão em Catu?

Polêmicas, provável briga entre aliados e dança das cadeiras na Saúde de Catu seriam para melhorias administrativas da cidade. Veja o troca troca de cargos e exonerações de cargos na política catuense.

Por Santos e Santos e Donaire Lago

Na tarde desse dia 05 de dezembro, a política catuense ferveu, com as movimentações que geraram exonerações e trocas de cargos tanto na Câmara Municipal de Catu quanto no executivo da cidade.

Primeiro o prefeito Pequeno Sales(PP) nomeou “Nego Zezinho”(PSD) para a Secretaria de Serviços Públicos e o suplente e ex-vereador conhecido como “Didico”(PSD) volta à Câmara de Vereadores.

Também no Diário Oficial do Município de Catu, foi publicado a troca na chefia da Secretaria de Saúde da cidade, Thyla Cerqueira Mendes, que há um ano conduzia a Secretaria, foi exonerada. Em seu lugar assume Aneida Cristina de Sena Lago que era Diretora de Departamento da  Secretaria de Saúde. A prefeitura de Catu não informou os motivos da troca, mas fontes apuradas pela nossa redação, dão conta de uma insatisfação de Thyla, por falta de liberdade para tomar decisões que impactavam na administração da pasta.

Uma gestão polêmica

A secretária Thyla assumiu a saúde de Catu em plena pandemia. Fontes dão conta que era indicação de Guto Goés (sogro de Thyla),  mas sofreu grande pressão por “forcas ocultas” que queriam a vaga de qualquer jeito. Por várias vezes, já foi noticiado que até mesmo a esposa do vice-prefeito fazia pressão para a exoneração de Thyla, não se sabe ao certo como era essa disputa de poder interna, mas eram segundo fontes claras e bem notadas por quem acompanha os bastidores da política em Catu, fazendo assim com que Thyka arrebanhasse apoiadores da sua administração até mesmo na oposição a atual gestão na cidade.

Outra questão polêmica foi a discordância da então secretária Thyla em relação aparelhagem no setor de compras da secretaria de saúde. Segundo informações, a  nova secretária Aneida Cristina, faz parte da cota de Clara Sena, essa informação inclusive,  já vinha surgindo nas redes sociais. E para alimentar mais ainda a desconfiança, o fiel escudeiro da ex-vereadora, Enéas, também teve seu remanejamento efetuado para a Secretaria de Saúde. Será que os aliados Guto e Clara já estão em pé de guerra?

Na guerra dos poderes, uma figura entra em ação aí, o opositor de Pequeno Sales, segundo colocado nas disputas do último pleito Dr. André Marques, presidente do PSD em Catu, se posicionou em contato com a nossa redação dizendo: ” já enviei para o diretório estadual, o ocorrido na cidade de Catu, já que o posicionamento do partido nesses casos, pode implicar inclusive na expulsão do partido, entre outras punições. Aproveito a oportunidade para deixar claro, que o posicionamento dos dois entre outros membros que fizeram parte da chapa e coligação partidária nas últimas eleições, nada tem haver com posicionamentos e orientações de Dr. André, inclusive na eleição de Nil Prefeitura (PTB) para presidente da Câmara, eles votaram para eleger Nil por conta própria.” Destacou André, que enfatizou também, que hoje a única preocupação dele é pelo crescimento de Catu, e para que administração atual acerte o passo, e assim o polo industrial se instale de uma vez por todas, e gere em empregos para movimentar a economia da cidade: “Se o polo industrial se instalar, todo mundo ganha, a população e Dr.André, que tem uma clínica que atende a população na cidade. ” Destacou.

Os comentários é que as mudanças feitas pelo atual gestor Pequeno Sales, seriam para melhorias administrativas. Será? Vamos aguardar cena dos próximos capítulos.

Donaire Lago Verçosa é jornalista, formada pela Faculdade da cidade de Salvador e diretora da Revista Catu Acontece há 5 anos, com experiência adquirida na TVE (IRDEB) e neta do primeiro Jornalista de Catu, Fundador do Jornal “O Popular”, Pedro da Silva Pinto, além de ser ser filha da primeira editora da Bahia, Evanil Santana Pinto.

Luis Antonio Santos e Santos é Jornalista; Radialista; Advogado; Professor; Especialista em Direito Administrativo; Mestrando em Comunicação e Jornalismo com Ênfase em Mídias Sociais e Digitais; MBA em Comunicação e Marketing; e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais.