ComunidadePolítica

Mototaxistas fazem festa na prestação de contas do município catuense

Trinta e cinco mototaxistas foram sorteados para cursos para tirar habilitação e poderem trabalhar livremente pelas ruas de Catu-Ba

A prestação de contas do município na manhã dessa quinta-feira(28), no Centro Administrativo de Catu, foi marcada pelo lançamento do Programa Municipal Primeira Oportunidade, que abre mais de 200 vagas de estágio para estudantes dos níveis médio, técnico e superior. Importante também foi anúncio da publicação do edital que regulariza as atividades realizadas pelos moto taxistas, no início de 2018, feito pelo prefeito Geranilson Requião,  em mais uma parceria com o DETRAN, que viabilizou o sorteio de 35 CNH, categoria ‘A’ para quem ainda não é habilitado.

Estiveram presentes no evento secretários do município, vereadores, os moto taxistas que foram prestigiar o evento e o sorteio, além de três policiais aspirantes a oficiais, que acabaram de sair da academia da PM, que irão integrar o corpo de policiais da cidade, reforçando assim a segurança do município.

A entrega das habilitações para quem pratica a atividade de moto taxistas, em pleno fim de ano, funcionou, de certa forma, como um presente de natal, como frisou o presidente da câmara, Marcelo Calasans, em sua fala ao público na abertura da cerimônia. Uma vez que regulariza a atividade desempenhada por diversos catuenses.

Quem também esteve presente na prestação de contas foi o vice-prefeito do município, André Marques, que destacou: “Gera relatou pasta por pasta, obra por obra, há um corpo de trabalho, homens e mulheres, servidores e servidoras, é uma equipe que trabalha em prol da cidade. E esse sorteio de carteira de habilitação mostra a preocupação da prefeitura pelo social.”

O desemprego levou cidadãos catuenses a optarem pelo trabalho de moto taxistas. Jaílson Texeira da Cruz, de 43 anos, trabalhava em plataforma de solda e há 5 trabalha como moto taxi. “ É uma boa oportunidade que foi dada a gente para podermos tirar nossa habilitação. Nunca tirei antes a carteira por falta de dinheiro, havia outras coisas que precisava resolver”, conta Jeílson.

A ocupação de moto taxista, muitas vezes, é o que provê o sustento da casa de muitas famílias catuenses.  Um exemplo disso, é Jeziel Pereira, que já é habilitado, mas fez questão de comparecer ao evento, por compreender a importância da conquistas para classe, e desempenha a atividade também há 5 anos: “ moro com minha irmã que também está desempregada,  faz uns bicos de vez em quando, e tiro dessa função o dinheiro para pagar as contas básicas.

Além da entrega das carteiras de habilitação, prestou-se conta das ações que foram realizadas durante o ano de 2017. Entre os dados exibidos estavam mais de 6.138 famílias inscritas no bolsa família, aproximadamente 7.000.000 milhões de reais em limpeza da cidade criação do conselho da mulher, 1500 pessoas atendidas no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, mais de 40 mil atendimentos no Hospital Municipal de Catu.

O Prefeito falou dos talentos esportivos que se destacaram em Catu nesse tempo e enfatizou a atuação eficaz da SEJEL (secretaria de Juventude Esporte e Lazer) na pessoa do secretário Adonay Silva, e empossou os componentes eleitos em audiência pública para atuar no Conselho Municipal da Juventude

Um ponto muito festejado pelos presentes, foi a liberação dos valores retroativos dos professores, referentes ao plano municipal de magistério do município catuense. O prefeito junto com a secretária de Educação Ana Teixeira, destacaram também, que junto com 100% do retroativo, um terço das férias também foram depositados na data de hoje. “ Para alguns o esses valores podem chegar a 12 mil reais, e para maioria a média será de 3.500 a 4.000 reais”, pontuou  Ana Teixeira.

 

 

 

 

Fotos e Edição de Texto Donaire Verçosa

Reportagem Carla Sousa