Comunidade

Momento de fé é apreciado por multidão catuense na Novena de Sant’Ana

Dias de fé expressada por catuenses na novena de Sant’Ana leva centenas de fiéis de Catu e região a render homenagens à padroeira da cidade

 

Um ambiente repleto de pessoas de diversos locais da cidade e região, faixa etária múltipla, pensamentos e opiniões diferentes, entretanto, com o sentimento comum agradecer a padroeira da cidade pelas dádivas recebidas.

As noites da novena em louvor a Sant’Ana tem sido cheias de pessoas que vão uníssonas bendizer a padroeira e ao mesmo tempo, comungar da comunhão com irmãos de fé, principalmente no final da missa, onde a quermesse, em frente à Igreja Católica Matriz de Catu, é um lugar estratégico para o momento de interação entre católicos e simpatizantes.

 

Em respeito à fé católica ou por professarem a mesma fé, autoridades locais estão presentes em todas as noites. É caso do prefeito Geranilson Requião juntamente com sua esposa Jó, os vereadores João do ônibus e Denize Barbosa, esta que inclusive é membro da paróquia, e  a secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Assistência Social Jussara Campos.

 

A juventude esteve presente mostrando força, e a estudante Clicia Luz (16) católica desde nascença, faz parte do grupo de jovem católico, fez crisma aos 15 anos, ajudou na colhida dos últimos dois anos, e pretende continuar com esta ação nos próximos: “é muito gratificante participar ativamente deste momento, já faz anos que acompanho a novena de senhora Sant’Ana, é muito maravilhoso estar na presença do Senhor, neste momento que pessoas se reúnem de vários locais da cidade para compartilhar deste momento de fé e de alegria” Cita.

A vereadora Denize Barbosa cita da importância em poder fazer parte deste momento: “para nós fieis católicos catuenses este mês é de bênçãos e graças derramadas sobre nós, por ser o mês de nossos padroeiros Senhora Sant’Ana e São Joaquim, todas as noites saímos de nossa casa para celebrar, trazendo em nosso coração o desejo de que cada vez mais possamos ser abençoados, e ao mesmo tempo é um momento de gratidão de felicidade pela certeza de que a fé neles, nos levarão a alcançar mais graças pela misericórdias divina. Para quem tem fé a graça chega e é derramada em cada um.” Conclui.

Nesse domingo a novena continua e segue até dia 26 encerrando as festividades da padroeira.

 

 

História de Sant’Ana

Ana, na tradição Católica, foi a mãe da Virgem Maria e avó de Jesus Cristo. Sant’Ana, cujo nome em hebraico significa graça, pertencia à família do sacerdote Aarão. Seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi. Ela tinha um grave problema: era estéril, na época a mulher estéril era vista como amaldiçoada por Deus. Por isso, Santa Ana sofreu grandes humilhações. São Joaquim, por sua vez, era censurado pelos sacerdotes por não ter filhos. Tudo isso fazia com que o casal sofresse bastante.

São Joaquim resolveu retirar-se no deserto, para rezar e fazer penitência. Nessa ocasião, um anjo lhe apareceu e disse que suas orações tinham sido ouvidas,  e apareceu também a Santa Ana no mesmo momento, confirmando que as orações do casal tinham sido ouvidas. Assim, pouco tempo depois que São Joaquim voltou para casa, Ana engravidou.

Segundo a Tradição cristã, no dia 8 de setembro do ano 20 a. C., Santa Ana deu à luz uma linda menina à qual o casal colocou o nome de Miriam, que em hebraico, significa “Senhora da Luz”. Na tradução para o latim ficou “Maria”. A vergonha tinha ficado para trás. E daquela que todos diziam ser estéril nasceu Nossa Senhora, a mãe do Salvador.

Santa Ana e São Joaquim são de fundamental importância na história da salvação. Não só pelo nascimento de Maria, mas também pela formação que deram à futura Mãe do Salvador.

Segue a programação em anexo da festa de Sant’Ana em Catu-Ba.

 

 

 

 

Fonte: Paróquia de Sant’Ana, da Arquidiocese de São Paulo,  estudos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa

Redação