Metas e alvos precisam ser determinados e buscados para serem alcançados
Faça na sua vida um ano diferente com metas e alvos à serem alcançados para que 2020 seja um ano de verdadeiras conquistas e realizações
O primeiro mês do ano já passou e poucos souberam aproveitar estes 31 dias para dar importantes passos para concretizarem seus planejamentos. Infelizmente, a grande maioria conclui o mês praticamente da forma como começou, sem ter realizado nenhum movimento realmente significativo.
É óbvio que é um período onde é comum muitos gozarem das férias. Para estes, não existe momento melhor para matutar sobre seus objetivos de vida, e está com a mente descansada.
Independente disso, se você prometeu a si mesmo economizar dinheiro, emagrecer, tornar-se uma pessoa melhor ou quem sabe passar a valorizar o que é mais importante na vida e se importar menos com a opinião dos outros e ainda não fez seus planejamentos, ainda dá tempo.
Seguem aqui algumas dicas para balizar seu raciocínio, especialmente se não souber por onde começar. É importante está num estado mental relaxado, mas ativo.
1º Pondere sobre o ano que se encerrou:
Quais coisas deram certo? Quais passos deram errado e não chegaram nem perto do que você queria? Faça uma lista e, ao lado, coloque a lição positiva que cada experiência em particular te proporcionou. No caso das experiências sem nenhum resultado acrescente em seguida: de que outra forma você poderia lidar com aquela situação específica?
Tenho certeza que este simples exercício vai proporcionar excelentes descobertas.
2º Separe sua vida em setores diferentes e avalie:
Apesar de sermos seres integrais e, na prática, não existir uma divisão clara, é muito útil pensar na sua vida em setores. Vou colocar aqui 4 setores macros e suas subdivisões:
PESSOAL:
Saúde
Autoestima
Equilíbrio Emocional
PROFISSIONAL
Realização e propósito
Recursos financeiros
Desenvolvimento intelectual
RELACIONAMENTOS:
Família
Relacionamento amoroso
Vida Social
ESPIRITUAL:
Contribuição Social
Legado
Relação com Deus
Para cada item desses, faça uma avaliação e determine o seu grau de satisfação considerando uma escala de 0 a 10. Neste exercício é importante que você avalie exatamente isso: o SEU grau de satisfação. Não compare sua vida à de ninguém nem leve em consideração opiniões alheias, afinal a vida é sua.
Caso você seja uma pessoa que gosta de ter uma vida simples e isso te traz grande satisfação e sente que não tem nada a melhorar, coloque um 10. Do contrário, vá ajustando de acordo como se percebe.
Finalizada esta etapa, identifique os pontos que você vê que precisa dar mais prioridade e que representem pontos de alavancagem, ou seja, quais destes itens, quando melhorados, influenciariam positivamente em muitos dos outros?
Por exemplo, você pode identificar que emagrecer (dedicar-se à saúde) é um item de alavancagem pois vai te proporcionar mais autoestima, mais disposição e saúde e ainda vai lhe conceder momentos de descontração e uma melhoria da vida social ao ir à academia. Ou talvez perceba que ao dar foco à sua espiritualidade, conseguirá eliminar a sensação de vazio melhorando seu equilíbrio emocional.
3º Projete seus desejos
Com cada setor avaliado, o próximo passo é responder a seguinte pergunta: O que poderia acontecer em 2020 para que este se torne um dos melhores anos da sua vida? Faça uma lista com pelo menos uns 20 itens, destes escolha no máximo os 5 mais importantes e verifique se estes estão congruentes com a avaliação do 2º passo (anterior).
A partir de agora, todas as suas decisões serão norteadas por estes 5 itens e qualquer atitude ou ideia que tirar o foco disso, apenas anote no seu “espaço de ideias” e volte a atenção para onde deveria.
Os 15 itens restantes da lista? Só volte a eles quando tiver eliminado pelo menos 1 item, até lá passe longe desta lista.
Estes são passos básicos, mas muito seguros para se pensar num planejo de vida.
Agora é com você! Mão na massa!