MEMORIAL DE JOSÉ CORGOSINHO DE CARVALHO FILHO É INAUGURADO E SE DESTACA COMO MAIS UM FEITO NA HISTÓRIA DO EMPRESÁRIO
Especialista em inovação e pioneirismo. É essa constatação que terá quem se predispor a agendar A visitação ao memorial de Dr. José Corgosinho de Carvalho Filho (JC), inaugurado no último sábado, 23 de julho, onde anteriormente em vida, era a sua residência.
O local em que José Carvalho viveu durante 35 anos, agora resguarda a história e feitos do empresário, que foi pioneiro no investimento em minério, fundando em 23 de fevereiro de 1961, a Ferbasa – Companhia de Ferro Ligas da Bahia, uma empresa sólida reconhecida no Brasil e fora do país e por ser filho de pais que se formaram já adultos, e sendo de origem humilde, foi beneficiado com uma bolsa em colégio de ensino de qualidade, dando-lhe uma base importante durante a sua formação educacional, o empresário graduado pela Faculdade de Engenharia de Minas, Metalurgia e Civil, resolveu retribuir os benefícios conquistados na infância, sempre estudando como bolsista em instituições de renome, e em 1975 criou então aquele que é o seu maior legado, a Fundação José Carvalho (FJC).Veja mais sobre a instituição no link a seguir: https://www.ferbasa.com.br/default_pti.asp?idioma=0&conta=45
Na inauguração do memorial, além de emoção fortes e profundas lembranças de seus momentos em família na área em que confraternizavam: a churrascaria. E todos se emocionaram tanto com o discurso tanto da viúva e curadora do memorial Gilcina Carvalho, quanto da neta Bárbara Klein de Araújo Carvalho, Chanceler da Fundação, que ao discursar destacou:
“Ao montarmos esse Memorial, temos a sensação de estarmos seguindo os seus rastros, sentindo o cheiro que você deixou ao passar.
É bonita a sua visão sobre educação, que não tem nada a ver com a formalidade dos diplomas, mas sim com a aquisição de conhecimentos que tornarão a vida mais plena. “Pontuou Bárbara.
E no decorrer da sua fala, Bárbara fez a surpresa que ninguém esperava, uma estátua de José Carvalho, reprodução de um dos registros captados em pesquisa inclusive entre os familiares, onde retratava a forma que este ficava conversando e aproveitando em seu estilo de vida simples em companhia dos mais chegados.
A curadora do memorial Gilcina Carvalho, descreveu em sua fala a história, o legado e como foi idealizado cada módulo na casa em que viveu com o visionário empresário durante 30 anos, sendo 4 módulos, no primeiro dá ênfase ao espirito empreendedor de José Carvalho, ende estão expostos todos os feitos na área empresarial, retratanto as empresas Ferbasa, Mineração Jacurici e demais empresas coligadas. Já no segundo módulo, dá ênfase a vida pessoal, onde estão expostas medalhas e documentos escritos pelo próprio punho e a agenda pessoal de José Carvalho. No terceiro módulo estão em exposição todos os feitos na área da educação através da Fundação Jose Carvalho, ressaltando o impacto social.
No quarto módulo do memorial JC, é a Sala do Conhecimento, onde aborda temas relevantes para enriquecimento de educadores e educandos, utilizando recursos tecnológicos, audiovisuais, palestras e oficinas dispostos de forma dinâmica e moderna para despertamento do saber. Veja o discurso na íntegra de Gilcina Carvalho no link a seguir: https://www.instagram.com/p/CgZxrR9pr3s/
Na sua fala a curadora destacou a frase que pode-se constatar que norteava a vida do seu então em vida marido:
“ … Morrer rico é muita falta de imaginação.” (José Carvalho Filho).
Após a inauguração do memorial, todos os presentes foram direcionados para uma área de alimentação, onde stands e food trucks serviam desde bebidas diversas até escondidinho de diversos sabores, churrasquinho com carnes especiais, pizza, acarajé, sorvete, açaí, churros, batata frita, salgados, crepe, pipoca gourmet, entre outros; e cada funcionário levou um acompanhante para o momento celebre que ressalta a história de JC.
Por fim, a Orquestra Tons do Amanhã da Fundação JC abriu a última parte da celebração, encantou o público com repertório diverso, e em seguida, a banda escolhida em enquete feita com os funcionários, onde Roupa Nova venceu disputando com Fábio Júnior, que dessa vez não conseguiu ganhar o público com o seu jeito sedutor e galanteador. A banda que está há mais de 40 anos embalando gerações, fechou de forma memorável a celebração, e tirou o público das cadeiras chamando para perto do palco para dançar e cantar junto com os integrantes, que agradeceram o carinho e acolhida de todos desde que chegou a instituição, e a escolha da banda para participar da festa.
Para conhecer mais informações das obras de José Carvalho segue o link abaixo, onde a instituição orienta que a população fique atenta para o agendamento e visitação do memorial, que será divulgado em breve ainda no mês de agosto, com data a definir:
https://www.fjc.org.br/
Veja fotos do evento: