Mata de São João: escolas não têm registros de casos de covid-19 em três meses de aulas presenciais
Cerca 50% dos alunos da Rede Municipal já voltaram a frequentar as creches e escolas. Município adotou rígidos protocolos de higiene e distanciamento e tornou-se referência nacional de que é possível o retorno às aulas presenciais sem maiores agravantes, principalmente com o avanço da vacinação contra covid-19.
Já se passaram três meses de aulas presenciais na rede municipal de ensino de Mata de São João e nenhum caso de coronavírus foi registrado entre os mais de 5 mil alunos que estão frequentando as salas de aula. A informação é da Vigilância Epidemiológica do município, responsável pelo monitoramento nas unidades escolares.
Em meio a discussão sobre a volta às aulas, e a recusa da Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia (APLB-BA) em toda Bahia de retorno às aulas presenciais, como já trouxe em outras matérias aqui na Revista, o município matense tem se destacado na região como exemplo de que a volta às aulas quando feita com segurança, e empregando todas as medidas sanitárias da forma correta, o ensino presencial pode ser realizado com sucesso, garantindo a saúde física e mental de todos, tanto de alunos como de profissionais, como também, a qualidade do aprendizado de estudantes que tem tido dificuldade em se adaptar as aulas on-line.
De acordo com Secretaria de Saúde de Mata de São João, que monitora o registro de casos, informou que não houve nenhuma notificação de crianças das unidades de educação. O protocolo de segurança sanitária prevê que, quem apresentar sintomas gripais permaneça em casa, realize o teste e informe à escola ou creche onde estuda.
Desde que as aulas presenciais retornaram, no dia 10 de maio, as equipes pedagógicas e os estudantes entenderam a rotina com os protocolos de segurança. Entre as principais normas implementadas nas unidades de ensino estão o uso obrigatório de máscara, lavagem constante das mãos, uso do álcool a 70% e o distanciamento social.

“Mais de 50% de nossos estudantes já estão frequentando as aulas presencialmente, com toda segurança e respeitando os protocolos de saúde”, assegura o secretário de Educação Alex Carvalho. “O retorno presencial é necessário para o desenvolvimento de nossas crianças, não podemos privá-las disso”, pontua.
“O retorno às aulas presenciais impacta muito no desenvolvimento cognitivo. As crianças e os jovens precisam de um tempo para atenção e concentração. Por isso o presencial possibilita uma infinidade de recursos, que o ambiente remoto não propicia”, salienta Carvalho.
SEGURANÇA REDOBRADA
A Secretaria de Educação iniciou testes de um sistema de reconhecimento facial, para controlar a frequência dos alunos na rede municipal. A tecnologia tem como objetivo ajudar o trabalho dos educadores em sala de aula.
Além disso, os pais serão avisados por mensagem de celular quando o aluno chegar à escola. Além do controle da evasão, o equipamento ajuda na gestão escolar. O professor tem mais momentos com os alunos, já que o tempo com as chamadas em cada início de aula é economizado.
ALIMENTANDO A EDUCAÇÃO
Além do lanche, todos os alunos estão almoçando na escola. A refeição é garantida tanto para os alunos do turno matutino, quanto para os que frequentam as aulas no período da tarde.
PROFISSIONAIS VACINADOS
Hoje, cerca de 99% dos profissionais que estão atuando dentro das escolas já iniciaram a imunização contra o Covid-19. A Prefeitura de Mata priorizou professores e profissionais que atuam nas unidades de ensino para levar mais tranquilidade e segurança no retorno às aulas presenciais.
PREVENÇÃO
A Prefeitura de Mata de São João, por meio da SEDUC, iniciou a entrega de cerca de 10 mil máscaras de proteção e 10 mil garrafinhas de água aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. A ação tem o objetivo de prevenir a transmissão do coronavírus e proteger a saúde dos alunos.