A - Mais Regiões

Mata de São João: Barreiras sanitárias vão aferir temperaturas e orientar

Equipes com guardas municipais e técnicos de enfermagem atuaram em pontos estratégicos do município, para orientar sobre filas e aglomerações de pessoas.

Mais uma importante ação de prevenção e combate ao Coronavírus começou a vigorar partir dessa quarta-feira (6) em Mata de São João. Seis equipes, compostas de dois guardas municipais e um técnico de enfermagem, fizeram barreiras sanitárias em pontos estratégicos da Sede e do Litoral, para aferirem temperaturas e orientar a população em filas e aglomerações de pessoas, sobretudo em bancos e casas lotéricas.

A ação orientou as pessoas a usarem máscaras, a respeitarem as distâncias recomendadas e a evitarem aglomerações. O objetivo é proteger a saúde das pessoas e evitar que o vírus se espalhe entre a população. Os profissionais da Prefeitura devidamente protegidos sem contato com as pessoas, com os termômetros infravermelhos fazem uma medição rápida sem necessidade de contatos.

 “Abordaremos as pessoas na rua, em pontos estratégicos, garantindo o afastamento social de 1,5 metros. Fiscalizamos também o uso obrigatório de máscara facial, tanto do cidadão, quanto dos estabelecimentos comerciais, que, quando flagrados com clientes em seu interior sem máscara, serão multados”, alerta o prefeito Marcelo Oliveira.

“A ação pode parecer inconveniente para algumas pessoas, mas é extremamente necessária para proteger a saúde, a vida, dos matenses”, garante o prefeito. Já criamos uma série de medidas para garantir o isolamento social e a prevenção ao avanço da doença em nosso município”, assegura Marcelo Oliveira. 

De acordo com a secretária de Saúde de Mata de São João, Tatiane Rebouças, em meio as fiscalizações quem apresentar temperaturas acima de 37,8 graus Celsius será direcionado ao posto do Programa Saúde da Família (PSF) mais próximo. Lá, passará por uma avaliação médica.

“Os paciente que apresentarem outros sintomas do COVID-19, serão submetido a testes e entrarão em isolamento social imediatamente”, explica Rebouças. “Mas se a avaliação médica descartar qualquer possibilidade de doença, a pessoa é liberada”, diz a secretária.

Locais das blitz

 As equipes da Guarda Municipal e da Secretaria de Saúde se revezaram em 10 pontos fixos, na Sede e no Litoral, das 8h Às 16h, e circularão por outros pontos do município. Na sede, os locais estratégicos serão a Casa Lotérica, o Banco do Brasil e o Centro de Abastecimento.

Na Praia do Forte a atuação é com uma equipe fixa no Pórtico de entrada, outra se revezando entre a agência da Caixa Econômica Federal e a Casa Lotérica. No final de semana, haverá Barreira por pontos da Vila. Já em Imbassaí, o monitoramento será feito na entrada da localidade. A ação também será realizada esporadicamente em outras localidades, como Açuzinho, Açu da Torre e Malhadas.

BALANÇO DO DIA:

Segundo o levantamento da Guarda Municipal, o número de abordagens foi maior no litoral, devido ao fluxo de veículos e transportes públicos que entram e saem da região. Praia do Forte e Imbassaí, juntas, totalizaram 272 veículos parados e mais de 1.200 pessoas abordadas nas ruas (filas de banco e lotérica).

Na sede, quase 100 pessoas tiveram a temperatura corporal aferida na fila do Banco do Brasil. Já nas filas da casa lotérica, 200 pessoas foram abordadas.Para o inspetor da Guarda Municipal, George Chimada, o novo recurso permitiu que o município pudesse controlar quantos veículos entram na cidade.

“Essa ação realmente veio pra proporcionar uma melhor segurança para a população matense, principalmente aos usuários do transporte público. Agora a Prefeitura tem o controle de quantos veículos estão entrando na cidade. Essa ação realmente veio para somar”, declara Chimada. Além das abordagens, a ação proporcionou que as pessoas recebessem orientações de prevenção ao Coronavírus, como o uso de máscaras e o distanciamento social. Em pontos estratégicos, dois fiscais da Guarda e um técnico de enfermagem estiveram presentes para efetivar a prevenção

Fonte: Ascom PMSJ

Redação