Cultura

Marcha pela diversidade lota praça da Aruanha em Catu

A marcha pela diversidade com o tema ” LGBTfobia tem cura, igualdade ,diversidade e educação”, contou com muita cor, adornos, e políticas de união, além de shows de DJ’s e transformistas, propagando respeito e amor pelas ruas de Catu

Neste domingo (25), ocorreu a realização da Marcha pela diversidade em Catu. O evento que ocorre anualmente, saiu em frente a rodoviária, em direção a praça Geonísio Barroso, onde permaneceu até o período noite.

A Marcha pela diversidade, realizada pelo do Grupo Diversidade de Catu, com o apoio da prefeitura municipal, portou como objetivo principal a luta contra as diversas formas de preconceito no município, além de trabalhar na prevenção de Ist’s (Infecções sexualmente transmissíveis) e Aids, bem como promover diálogos educativos sobre diversas temáticas de gênero.

Para que o evento fosse realizado de maneira organizada, o percurso ficou bloqueado para veículos enquanto houve passagem do público, e foi liberado à medida que a marcha avançou pelo trajeto. A quantidade de pessoas presentes não foi divulgada.

Durante o evento, houve apresentação de transformistas, distribuição de preservativos para o público, além dos DJ Murilo Simões e Alícia Delaluna, que levantaram o público catuense com um tom de animação pelo momento proporcionado através de palavras de igualdade, respeito, e conscientização.

Este ano, foi conquistada a criminalização da LGBTfobia com um julgamento histórico no STF. A criminalização da homofobia e de ataques contra pessoas LGBTs motivados pela orientação sexual ou identidade de gênero pode se tornar uma ferramenta vital no combate a diferentes formas de violência na comunidade, seja ela física, emocional, institucional ou social.

Ao enquadrar LGBTs na Lei do Racismo, fica proibida e punível a discriminação em escolas, espaços públicos, ambientes de trabalho, discursos, ambiente familiar etc.

“Essa ocasião pede respeito a todos, independente de cor, gênero ou orientação sexual. Todo ser humano merece respeito de identidade de gênero de forma livre e respeitosa, como qualquer cidadão”, relatou um dos promotores do evento, Davi Silva.

Para informações sobre próximos eventos ,você pode entrar em contato com o telefone abaixo:

(71) 98648- 0699 – Davi Silva