EntretenimentoPolítica

Mais de trinta atrações entre artistas locais e enviados pelo Governo do Estado fizeram a festa no Arraiá do “Tamo Junto 2023” em Catu

Os mais de 20 artistas catuenses receberam o cachê antecipadamente o que segundo informações da atual gestão, a iniciativa  representa um marco na história do São João na cidade catuense.

Cerca de quarenta atrações fizeram a festa do catuense neste ano no Arraiá “Tamo Junto” 2023. Atraindo pessoas de região circunvizinha, mesmo tendo um dia de festa a menos que as cidades próximas, a população aproveitou a programação que teve entre as suas atrações a cultura bem latente das quadrilhas  Pinga Né Mim e Rosas Vermelhas até a moderna Arena Eletrônica no Palco 2, no dia do aniversário dos 155 anos de Catu.

Prefeito Pequeno Sales com a Influenciadora Lilian Liger

Neste ano ainda, segundo a Prefeitura Municipal de Catu, houve um empenho em relação aos anos anteriores. Os cerca de 22 artistas locais contratados, receberam seu cachê antecipadamente, o que para o Prefeito Pequeno Sales, “ representa o respeito e o reconhecimento que temos a cultura e a arte na nossa cidade, buscando dar a oportunidade devida não só aos artistas de fora, mas principalmente aos que estão presentes aqui no dia a dia da nossa cidade, mostrando comprometimento com o fomento da economia local. ”Destaca.

Artistas de renome nacional como: Estakazero, Tayrone, Tarcisio do Acordeon, Ana Catarina, Márcia Felipe, entre outros nomes em ascendência na música atual como: Poizé, Pisadinha de Luxo,  Gean Mota, Jaldo Rodrigues, Forró Saborear, Rafinha Big Love fizeram a festa no palco da Praça da Aruanha e colocou o público para dançar forró até de manhã.

Ainda segundo prefeito Pequeno Sales, “os artistas do palco principal foram enviados pelo Governo do Estado, tornando assim a manutenção da tradição possível. Sem o apoio do Governador Jerônimo não seria viável a realização do arraiá.” Veja matéria completa a seguir:

Na virada do dia 25 para 26 oficial, exatamente a meia noite, data aniversário da cidade, foi no palco a celebração com fogos e parabéns entoados pelo público, mas quem fechou com “chave de ouro” finalizando o show às 05h30min da manhã foi a cantora Marcia Felipe. Veja alguns registros fotográficos no link a seguir:

https://www.facebook.com/media/set/?vanity=CatuAcontece&set=a.759121216217651

Depois a agenda seguiu com a celebração solene da missa festiva, hasteamento da bandeira e sessão comemorativa da  Câmara de Vereadores, que esse ano foi no IF Baiano, por conta da reforma da Casa Legislativa, que já dura alguns meses. Veja imagens do repost feito pela nossa revista das redes sociais do Prefeito no link a seguir:

https://www.instagram.com/p/Ct9rVBkxT4r/

A última noite seguiu-se com um número espantoso de pessoas, já que nas outras cidades circunvizinhas, como Alagoinhas, Pojuca, São Sebastião do Passé, Mata de São João,  que nos dias anteriores atraiu vários catuenses que foram em esquema de “ bate  e volta” e até em carros particulares,  já não tinham mais programação e, o local da festa na noite de segunda-feira, feriado oficial na cidade foi mesmo em Catu, com Praça mais lotada que nos dias anteriores e trazendo muito forró e sofrência no palco, fechando as apresentações com Tarcísio do Acordeon cantando suas canções de sucesso no Brasil.

Quer ver mais sobre a cobertura? Segue o nosso instagram: @catu.contece no link a seguir: https://www.instagram.com/catu.acontece/

Economia

O Governo do Estado estima que as festas juninas na Bahia movimentaram cerca de R$ 1,5 bilhão neste ano. Os festejos começaram em vários lugares  ainda nas duas primeiras semanas de junho e se estendem até os primeiros dias de julho, gerando emprego e renda, aquecendo a economia não só em Catu mas em toda a Bahia e atraindo no total um  fluxo de cerca de 1,5 milhão de turistas, segundo a Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

Comércio e setor de serviços, como viagens e hotelaria, estão entre as áreas mais aquecidas pelos festejos juninos e que impulsionam a criação de postos de trabalho ligados direta e indiretamente à realização das festas. Turistas se espalham por todas as regiões baianas, com destaque para aquelas onde as festas são mais tradicionais, como Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas e Caruaru.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.