Mais de quatro milhões de reais irá aquecer a economia de Catu até julho
A Caixa destaca que mais de 4 milhões serão disponibilizados para os trabalhadores catuenses sacarem do FGTS das contas inativas
O Catuense já pode começar a sorrir à toa e o comércio a se preparar para fazer alegria dos trabalhadores. É que depois de amargarem uma forte escassez de recursos financeiros por conta da crise econômica, comerciantes e clientes irão aproveitar o dinheiro extra das contas inativas do FGTS .
Segundo o Gerente da agência Caixa em Catu José Galdino Maia Netto, e tem mais de 20 anos de experiência no cargo, a caixa montou uma organizada estrutura para atender os mais de 30 milhões de trabalhadores em todo país, e em Catu não foi diferente.
“ São 3.372 pessoas que receberão valores das contas inativas, totalizando um valor de mais de 4.017.078, 69 milhões de reais, até o dia 31 de julho, o prazo final para o trabalhador sacar os valores. Nessa primeira etapa 551 vão receber os inativos que totalizam o valor de 554.409, 68 mil reais, o que já abre um novo fôlego para economia catuense que andou estagnada, principalmente nesses dois primeiros meses do ano de 2017.”
É o que espera que aconteça o empresário do setor calçados e confecções Geovane Alves, dono da loja franquiada Super Moda: “ a expectativa é que os clientes quitem seus débitos e que aproveitem o dinheiro extra para antecipar as compras do dia das mães que está bem próximo.”
O mesmo destaca Antônio Kerto dos Santos Mota, dono do Atacadão Vitória e do e do Mercado Bom de Preço: “ ultimamente andamos nadando contra a maré, lutando para não morrer afogado pelo comércio parado, mesmo no ramo alimentício.Esses poucos mais de quatro milhões , pode virar 20 . Isso se as pessoas pagarem o que devem e comprarem o que precisam . É um movimento automático que gera emprego, porque impacta toda economia, pois os setores são interligados.”
Kerto ainda ressaltou que é “ necessário incentivo dos governantes que se atentem para incentivar o comércio local, trazendo turistas para cidade, com eventos esportivos já que hoje Catu tem muitos espaços para jogos, que foram inaugurados pela administração atual. Organizar campeonatos, de skate, patins , corrida, caminhada, pode ser uma opção para ajudar a economia a se movimentar”
Geovane as Super Moda pontuou: “ uma faculdade com toda estrutura se estabelecer aqui, atrairia jovens de outras cidades, inclusive para avivar a vida noturna aqui que praticamente não existe.”
Já Genivaldo Lima , empresário que tem uma franquia da Cacau Show, as expectativas são as melhores possíveis. Com a proximidade da páscoa, os clientes já começaram a fazerem suas compras. Com a infinidade de opções de preços e sabores que a franquiada tem, boa parte dos catuenses devem adoçar a vida com o chocolate da Cacau Show, que já se consolidou no mercado, pela qualidade dos produtos oferecidos e preços accessíveis.
Esse ano quem compra a partir de 60,00 reais pode parcelar no cartão de crédito e ainda recebe um cupom para concorrer a um ovo tamanho grande e comer chocolate junto com toda família.
Então a dica para o catuense é ficar atento e para evitar grandes filas e não perder a oportunidade de sacar o dinheiro extra, é ir aos canais de atendimento e aproveitar com calma todos os valores das contas inativas liberados pela medida provisória 763.
Segundo Galdino Netto, hoje o cliente passa por uma triagem na recepção da agência para evitar pegar fila desnecessariamente, tirando proveito dos canais para saque que são: de 1 à 1.500 reais, com a senha do cartão cidadão cadastrada para sacar nos postos de auto atendimento. Já de 1.501 a 3.000, é necessário ter o cartão cidadão com a senha, e o trabalhador pode dirigir-se as lotéricas e correspondentes bancários . Acima desses valores somente na agência. É o caso de 24 clientes que irão receber acima de 10.000 mil reais .
Quem não tem o cartão cidadão pode solicitar pelo Internet Banking e cadastrar a senha nas lotéricas e nos mais de 5 mil postos de atendimento da Caixa.
Quem vai receber nos meses subsequentes e quiser adiantar os valores, pode procurar uma agência Caixa e obter uma linha de crédito que o banco disponibilizou especialmente para quem deseja antecipar o recurso do FGTS, com juros baixos.