EsporteLazer

MAIS DE MIL CICLISTAS PARTICIPAM DO PRIMEIRO CICLOTURISMO EM CATU

Com participantes de várias cidades baianas, os 30 km  do cicloturismo foram percorridos na manhã deste domingo(28), por 15 grupos de ciclistas que vieram de cidades vizinhas e formaram um mar de atletas pelas ruas catuenses

Pela primeira vez, Catu foi palco do cicloturismo que aconteceu na manhã do último domingo (28). O evento contou com a participação de ciclistas de várias cidades do entorno que reunidos, deram uma volta de 30km pelas ruas do município. Logo cedo, uma fila foi formada em frente a secretaria de Juventude, Esporte e Lazer para a realização da inscrição e a entrega dos alimentos.

 

Além do sucesso da pedalada, segundo o balanço prévio da On Track, organizadora do evento, mais de 500 KG de alimentos foram arrecadados com o intuito de doar para entidades carentes. Ainda segundo dados, aproximadamente 15 grupos de ciclistas marcaram presença, uma média de pouco mais de 1000 ciclistas trilhando o percurso.

A cidade que tem acesa a prática de futebol cedeu espaço para que outras atividades pudessem ser desenvolvidas com um engajamento maior da população. O secretário da pasta Adonay Silva, destacou que a promoção do evento traz avanços esportivos, “ a cidade precisa conhecer novas modalidades. A prática do esporte está sendo cada vez mais valorizada em todo estado. O investimento feito traz efeito positivo e a participação nos surpreendeu. Como previsto anteriormente acabou gerando um gás na economia local.”

Os participantes tiveram um café da manhã reforçado logo cedo para encarar a maratona que seguiu às 9h, em direção ao estádio municipal. A organização do evento foi vista por todos foi um dos pontos altos da atração. O vendedor Roger Antônio (27), veio de Camaçari e ficou animado como tudo foi feito, “a organização e o espaço certamente torna a corrida agradável e segura visto que envolve muitas pessoas e isso traz um conforto”. Enfatiza.

 

 

A corrida que foi organizada pelo grupo On Track, abriu as portas para todos que quisessem pedalar e não foi diferente com o Militar reformado Márcio Augusto (37) que devido a um acidente de moto há 16 anos, tornou-se paraplégico. Ele que saiu de Alagoinhas pedalando até o Centro administrativo, e pontuou que o esporte é uma união entre todos, “sempre que posso me enturmo com os amigos e montamos  em grupos, porém pela limitação, pedalo só em asfalto. Acredito que precisamos vencer limitações.”

Outros presentes tiveram a oportunidade de ver a abertura do evento como uma ideia de negócio no próprio segmento de bikes. A vendedora de peças e serviços, Iara Calado (36), saiu de Camaçari para montar um stand no Centro com peças e utensílios para quem estivesse na volta ciclística, “primeiro, que incentivamos por meio do que disponibilizamos na nossa barraca. A bicicleta é uma ferramenta muito usada nos dias de hoje, algo ecologicamente correto. É uma alternativa para fugir do desgaste e aproveitar a beleza da cidade.”

O presidente do grupo de ciclismo de Catu Claudio Souza, destaca como todo o planejamento fez o projeto ter caminhado com sucesso na primeira vez, “era tudo que esperávamos. O grupo On Track já é conhecido nessas cidades, pois prestigiamos os eventos fora daqui também, então essa expectativa nos surpreendeu. Certamente, o apoio da prefeitura foi fundamental e propôs uma segurança maior”. Claudio reitera que novas edições serão realizadas, pois o crescimento da prática é incontestável.

Reportagem: João Vitor Araújo

Edição de Texto: Donaire Verçosa

Fotos: Antônio Vitor