EconomiaPolítica

Lula defende isenção de taxas em compras internacionais: Todo mundo compra bugigangas

“Quem é que compra essas coisas? São mulheres, a maioria, jovens e tem muita bugiganga. Eu nem sei se essas bugigangas competem com as coisas brasileiras”, disse o presidente.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou à imprensa que, caso o Congresso aprove o projeto de taxar compras internacionais de até US$ 50, a tendência é que a proposta seja vetada. Para a imprensa, o mandatário brincou sobre o entrave, alegando que a primeira-dama Rosângela Lula, a Janja, e a “filha de todo mundo” compra “bugigangas”. 

“Quando discuti com o [vice-presidente Geraldo] Alckmin, eu disse: ‘Sua mulher compra, minha mulher compra, a filha do [presidente da Câmara, Arthur] Lira compra, a filha de todo mundo compra”, disse o presidente. 

“Quem é que compra essas coisas? São mulheres, a maioria, jovens e tem muita bugiganga. Eu nem sei se essas bugigangas competem com as coisas brasileiras. Nem sei”, acrescentou. 

Em discussão no congresso, no projeto de lei Mover (novo regime automotivo) foi incluída uma emenda para acabar com a isenção existente para compras em sites como Shein e Shoppe. A medida é defendida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). 

“Vai proibir as pessoas pobres? Meninas, moças que querem comprar uma bugiganga, um negócio de cabelo, sabe? Então o que nós temos que tentar é um jeito de não ajudar um prejudicando o outro. Mas tentar fazer uma coisa uniforme. Nós estamos dispostos a conversar e encontrar uma saída”, complementou. 

Foto: Ricardo Stuckert | PR / Via Bahia.Ba

Redação