LIBERADO 3º LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
A partir do dia 15 de agosto os contribuintes irão sacar cerca mais de R$ 2,8 bilhões de reais que estarão disponíveis para a população respectivos a restituição do imposto de renda
A Receita Federal liberou nesta terça-feira, 08 de agosto, a consulta da restituição do 3º lote do Imposto de Renda 2017, cerca de um total de 2.012.753 contribuintes serão contemplados com mais de R$ 2,8 bilhões, que ficarão à disposição dos brasileiros.
Além da restituição do exercício, também estarão contempladas neste lote valores residuais dos exercícios de 2008 à 2016. Os valores estarão disponíveis para saque a partir do dia 15 de agosto, sendo depositado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda do contribuinte. Caso o beneficiário não realize o saque do valor restituído no período de um ano, o mesmo será devolvido para a Receita e poderá ser requerido através de formulário eletrônico disponível no site da instituição.
A liberação dos próximos lotes para a restituição do Imposto de Renda será realizada conforme citado abaixo.
Lote Data
4º 15/09/2017
5º 16/10/2017
6º 16/11/2017
7º 15/12/2017
A consulta para verificar se a restituição está liberada, deve ser realizada das seguintes formas:
- Na página de Receita Federal http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp;
- No Receitafone número 146;
- Em aplicativos da Receita Federal para smartphones e tablets.
Caso a restituição do contribuinte esteja dentre as quem devam ser restituídas e não ocorra o depósito, o mesmo deverá comparecer pessoalmente a qualquer agência do banco do Brasil ou ligar para o número 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0008 (telefone exclusivo para deficiente físico) e agendar o depósito em conta corrente ou conta poupança, em qualquer rede bancária, tendo o beneficiário como titular.
Uma vez que a conta bancária informada para a restituição do Imposto de Renda no período da declaração tenha sido cancelada, o contribuinte deve realizar uma das seguintes alterações:
1) No Portal e-CAC, acesse o Extrato da Declaração do IRPF na seção Restituição e Compensação → Extrato do Processamento da DIRPF → Extrato.
No item Demonstrativo do Crédito da Restituição, ao final da página, clique em “Alterar dados bancários para crédito da restituição“.
Informe os novos dados bancários e clique em “Alterar“.
AVISO: Caso seja necessário alterar os dados bancários para mais de um exercício, o procedimento deverá ser repetido em cada um deles.
2) Aguarde a liberação da restituição para então informar a nova conta para depósito.
Para informar a nova conta, entre em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes físicos), das 8h00 às 21h00, ou compareça pessoalmente a uma agência do Banco do Brasil.
3) Retifique a declaração, alterando as informações bancárias para depósito da restituição.
AVISO: Para fins de priorização no pagamento das restituições, considera-se como data de apresentação a data do envio da declaração retificadora, e não a data de apresentação da declaração original.
Fonte RFB
O valor da restituição do IRPF é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês de maio do ano de exercício da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Uma vez encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofrerá atualizações, independentemente da data em que o contribuinte receba a restituição.
Os contribuintes devem aproveitar este valor a mais para quitar débitos em atraso ou realizar algum tipo de aplicação, uma vez que, este recurso geralmente não compõe o orçamento pessoal, assim estará utilizando este valor extra de forma mais eficaz, renovando seu crédito na praça e dormindo muito mais tranquilamente livre de dívidas.
Flávio Falcão
Personal & Professional Coach;
Consultor Financeiro
flaviofsampaio@hotmail.com