Comunidade

Laços Maternos: Um Ensaio de Amor em Catu

Ação reuniu sete mães e seus bebês, proporcionando um dia especial de fortalecimento dos laços familiares.

Nesse domingo, 03 de agosto, a cidade de Catu testemunhou um evento que celebrou o amor, a maternidade e a força da comunidade. O ensaio fotográfico “Laços Maternos: Um Retrato de Amor” reuniu sete mães e seus bebês, todos eles fazendo parte do Programa Criança Feliz e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Barão de Camaçari e Santa Rita.

Os registros realizados durante ação que compoem o projeto “Laços Maternos” não se tratam apenas uma sessão fotográfica, mas uma expressão de solidariedade e apoio entre mães e suas comunidades, como objetivo principal fortalecer os laços familiares e promover o bem-estar das crianças.

Equipe do Criança feliz em Catu junto com mães que participaram do ensaio e a Secretária de Assistência Social Jucicleide Bezerra( veste verde com flores brancas)

“Laços Maternos” não apenas celebra o amor incondicional entre mães e bebês e visa reconhecer a relevância das redes de apoio na criação das próximas gerações. O Programa Criança Feliz e os CRAS desempenham um papel vital em fornecer recursos e assistência às famílias, garantindo que as crianças cresçam em um ambiente onde se sintam seguras, amadas e cuidadas.

Segundo a Secretaria de Assistencia Social de Catu, ” a beleza deste projeto está na simplicidade de sua missão: mães se apoiando mutuamente e celebrando o amor que nutrem por seus filhos. As fotos capturadas são mais que registros visuais; “são memórias preciosas que essas famílias que levarão consigo ao longo de suas vidas.

O que é o Programa Criança Feliz

O Programa Criança Feliz é uma ferramenta para que famílias com crianças até seis anos ofereçam a seus pequenos subsídios para promover seu desenvolvimento integral.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Cadastro Único, as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil.

Os visitadores são capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias será rica e constante. Assim, novos campeões serão criados e a luta pelo desenvolvimento social será vencida.

Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O Programa Criança Feliz atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção. Entre os objetivos estão: promover o desenvolvimento infantil integral; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança; cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade; fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças; estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas; facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem.

Mais informações no link a seguir: https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/crianca-feliz/o-que-e-pcf-2