Justiça Eleitoral registrou recorde no fechamento de cadastro, diz Fachin
Justiça Eleitoral atingiu o recorde histórico de 1.738.808 atendimentos presenciais e pela internet apenas no último dia de cadastro.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, comunicou que a Justiça Eleitoral atingiu o recorde histórico de 1.738.808 atendimentos presenciais e pela internet apenas na última quarta-feira (4). A data marcou o último dia para emissão do título de eleitor, transferência ou regularização de pendências antes do fechamento do cadastro eleitoral de 2022.
Segundo Fachin, ao todo, a Justiça Eleitoral atingiu a marca histórica de 8.951.527 pedidos nos últimos 31 dias. Foram 4.557.342 atendimentos presenciais nos cartórios pelo sistema Elo e 4.394.185 pelo Título Net.
Ao destacar os atendimentos, o ministro salientou a capilaridade, a competência e o compromisso com a democracia de servidoras e servidores, coloboradoras e colaboradores, que fazem a Justiça Eleitoral acontecer. “Uma atuação nunca antes vista, e os números são impressionantes. E sem cada um de vocês isso não seria possível”, acrescentou o ministro.
O ministro destacou o sucesso da campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral e por parceiros institucionais e sociais, principalmente na convocação dos jovens de 16 e 17 anos para que se alistassem e exercessem o direito do voto nas Eleições Gerais de 2022. O alistamento eleitoral e o voto nessas faixas etárias não são obrigatórios pela Constituição Federal. O ministro divulgou dados parciais sobre o alistamento desses jovens. (Via Bahia.Ba)
Foto: Divulgação / Agência Brasil