Jovens e adolescentes movimentaram o ginásio Esportivo da Chesf no primeiro Catu E-Sports
O caldeirão esportivo ferveu em vários momentos, e a mistura de esporte e cultura pop, deu o primeiro “ponta a pé” para o borbulhar de eventos inovadores que virão nos próximos meses.
A primeira edição do evento “Catu E-sport” cumpriu o prometido. e movimentou a juventude de Catu, com destaque para os cosplay e a turma dos jogos eletrônicos, que fizeram o Ginásio da Chesf ferver em muitos momentos da programação.
Alicia Tavares dos Santos (18), destacou a importância desse tipo de evento: “ uma iniciativa diferente, ajuda a gente a conhecer pessoas que gostam das mesmas coisas, e que a gente nem sabia, muitas vezes morando tão perto, além de ser um entretenimento que normalmente não tem na cidade, inclusive falta opções para a gente que é jovem.” Enfatizou Alicia.
A ideia de movimentar a turma dos jogos eletrônicos para James Alves (17), foi o que mais o agradou, “estava precisando de um evento assim em Catu, e tomara que venham outros.”
tands com peças para colecionar, produtos como canecas e camisas de personagens de quadrinhos, também para jogos eletrônicos e peças que fazem parte de produções Hollywoodianas de ficção científica, livros, séries e filmes relacionados à tecnologia como um todo foram mais uma opção na tarde de sábado para quem esteve no Ginásio da Chesf.
Para a equipe de jovens catuense atentos formada por Adelmo Oliveira, Silas Bernardo, Jéferson Kenji Chikui, Marcus Nascimento, Felipe Alves, Hesed Xavier, Anderson Silva, Gustavo Carvalho e Vitor tornou possível o evento, é só o início. “Visamos trabalhar com diversos segmentos no próximos meses. A intenção é transformar a cidade num grande polo cultural, desportivo e ao mesmo tempo estimular jovens e comerciantes a se voltarem ao meio Geek/nerd”, é o que pontua Adelmo.
O grupo de jovens destacou ainda que buscam enraizar cultura importada como a japonesa, americana e inglesa; uma vez que temas religiosos e oriundos da cultura africana já são consolidados na cultura brasileira, principalmente a baiana:
“Pretendemos fazer isso de modo que não pareça que estamos contrapondo essas vertentes sociais. E falando de social, jovens ávidos por novidades estão sendo criadores de conteúdo porém sem direcionamento. A ideia é fazer com que esse público crie, direcione, tenha resultados e visibilidade. Além disso, todo esse trâmite acaba por fazer um intercâmbio de ideias incrível entre o público, queremos ser ponte para tudo isso.” Propõe Adelmo em nome de toda equipe de organizadores.
O final do evento teve disputa emocionante de Freefire, onde o destaque para equipe vencedora Team Wolf, foi um menino de 09 anos, Bernardo Souza Felix, apelidado de “Papu” que segundo a própria equipe formada por 5 integrantes, ele foi essencial para a vitória, onde a Wolf finalizou 7disputas em 20 minutos, revelando que Catu tem mesmo talentos escondidos em áreas que jamais é possível imaginar.
Á Wolf é formada por Geosvaldo de Andrade (16), Ricardo Amorim(16), Robert Palma(14), Caíque Bispo(17), e o menino “Papu” que enfatizou na entrevista, “ que os próximos campeonatos possam ter níveis mais difíceis, porque esse foi fácil.” E arrancou muitos sorrisos do público presente pela espontaneidade da sua fala.
Entre os comerciantes locais que abraçaram o projeto dos jovens estão: Brake Bike, Fritz produções, GB iluminação, Real Calçados, Lojas Planeta, Além do Papel, Leão dos tecidos, Crazy Animes, Taverna Geek, Centro educacional amiguinhos de Jesus, Filhote de Ogro, Livraria Cultura, Fillnet, Construmir, Iclub Catu, Downup Telecom(internet), Itcom informática.
Uma equipe de saúde esteve presente fazendo aferição de pressão e exame de glicemia.