EconomiaPolítica

Jerônimo: Instalação da BYD na Bahia contribui para inclusão

Fala do gestor ocorreu, nesta terça-feira (3), no evento de anúncio da chegada da montadora de veículos elétricos no município de Camaçari.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) declarou que a vinda da Fabricante BYD à Bahia representa um “momento de geração de emprego e inclusão” para o estado, em meio a retomada do governo pelo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A fala do gestor ocorreu, nesta terça-feira (3), no evento de anúncio da chegada da montadora de veículos elétricos no município de Camaçari.

“A BYD se instala em um momento importante do Brasil. A retomada com o presidente Lula de investimentos na área da inovação, tecnologia, na área de educação profissional e nós recebemos com muita alegria esta capacidade de investimento de uma empresa que vem ocupando destaques mundialmente de inovação tecnologia. A vinda dessa indústria para a Bahia, para Camaçari, nós celebramos como um momento de geração de emprego e inclusão. Nós poderemos juntos”, afirmou.

A chinesa BYD será instalada na antiga fábrica da Ford, na Região Metropolitana de Salvador. A montadora iniciou as negociações com a fabricante de automóveis estadunidense em 2022. O contrato prevê o investimento de R$ 3 bilhões.

Com o anúncio oficial da instalação de fábrica de carros elétricos da BYD na Bahia, o estado caminha para se tornar referência internacional em tecnologia, inovação e sustentabilidade. Durante o evento que oficializou os investimentos da gigante chinesa no estado, nesta terça-feira (4), em Salvador, a vice-presidente global e CEO para as Américas, Stella Li, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, evidenciou o potencial das iniciativas do grupo na Bahia.

Vice-presidente global da BYD afirma que quer tranformar a Bahia em um centro da empresa na América Latina

“Nosso plano é criar o mais avançado carro elétrico aqui na Bahia. Nosso sonho é tornar a Bahia o centro da inovação e da alta tecnologia. Nós vamos transformar a Bahia no centro da América Latina”, cravou Stella Li. O projeto prevê a instalação de três unidades fabris para a produção de veículos elétricos e híbridos, chassis de ônibus, caminhões elétricos e processar lítio e ferro fosfato. O investimento anunciado é de R$ 3 bilhões, com a geração de 5 mil empregos diretos e indiretos.

Ainda segundo Stella Li, atualmente, mais de 70 mil engenheiros trabalham na BYD para contribuir com o objetivo de reduzir a temperatura da Terra e contribuir para preservação ambiental. “Vamos produzir ônibus, carros e caminhões elétricos, para que todos os veículos de passageiros tenham acessibilidade a essa tecnologia verde”.

***Com informações do Bahia.ba/ Ascom Gov Bahia e fotos: Por Raul Rodrigues.

Redação