JANEIRO BRANCO PROPORCIONA TARDE DE DESCONTRAÇÃO NO LAR MÃE CORINA
Campanha do Janeiro Branco reúne grupo de psicólogos e apoiadores, em uma tarde diferenciada no Lar Mãe Corina, em prol da saúde emocional com atividades lúdicas para as idosas do lar
Com o propósito de desconstruir a rotina, uma tarde com música, lanches e beleza encantou as senhoras que moram no Lar Mãe Corina, no centro de Catu. A ideia foi do grupo de psicólogos da cidade que se mobilizam desde a última segunda-feira entorno da campanha do janeiro branco.
O movimento que ganhou adeptos, surgiu há quatro anos em Minas Gerais, porém na cidade de Catu, é o primeiro ano que a campanha é realizada. A intenção é despertar e conscientizar a população sobre o cuidado com a saúde mental e emocional.
O primeiro mês do ano foi escolhido, tendo em vista a oportunidade de as pessoas pensarem mais e desenvolver uma rota de positividade e bem-estar para o ano inteiro. Pensando nisso, “o lar é um ambiente onde pessoas carecem de atenção e carinho. A campanha inculca em todos um olhar mais atento sobre a saúde”. É o que garante a Psicóloga Aline Rodrigues.
Ana Angélica que é vice-presidente da Casa de apoio as idosas em Catu-Ba, afirma que “depois que a psicologia entrou no Lar, o cuidado com as idosas melhorou muito. A campanha traz uma nova ideia para elas, pois vai além do sentido de saúde, mudanças acontecem e a qualidade de vida cresce a cada dia mais. ” Comenta Angélica.
As idosas se divertiram, lancharam, cantaram, e brincaram com acessórios de beleza para elevar a autoestima. O grupo de psicólogos fez questão de acompanhar a tarde com as idosas com muita animação e atenção. Maria da Paixão (91), agradeceu a atenção recebida, “é muito bom saber que não estamos sozinhas. Aqui, somos amigas e fazemos companhia uma as outras, essa tarde melhorou muito com a presença de cada um que veio nos visitar. ”
A assistente social Marina Pereira, destacou que depressão é um dos grandes males que atingem a humanidade, principalmente na terceira idade, “o número de pessoas que tomam remédio controlado está muito alto. Toda a campanha é benéfica, pois chama atenção para a população se tratar ainda cedo”. Enfatizou. “A proposta do janeiro branco é promover atividades diferentes, nossa missão é auxiliá-las e mostrar que ninguém estar sozinho”. Pontua a Psicóloga Ariele Francis.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, cerca de 11 milhões de pessoas sofrem com depressão, sendo que a cada 45 minutos uma pessoa comete suicídio no país. O Psicólogo que atende no Hospital Agnus Dei, Danilo Rocha, salienta como esse momento é importante para combater esse mal do século, “a ideia da campanha é atingir o todo. Com o engajamento da rede, conseguimos levar a proposta para inúmeras pessoas. Almejamos doação de tempo, compromisso e sensibilidade com o próximo”.
Para o Psicológo, estamos obcecados pelo ter e pelo status, e isso não é bom para o crescimento da educação mental, “se dedicar em ajudar o outro é mais oportuno. Esse número de depressão e suicídio é uma tragédia anunciada. Se tivermos 95% de trabalho preventivo, certamente haverá uma diminuição significativa de casos. As pessoas não costumam escutar o próximo, em Catu apostamos no diálogo e obter muito sucesso em ajudar o alheio. ” Finaliza Danilo.
Reportagem: João Vitor Araújo
Edição de Texto e Produção: Donaire Verçosa