Política

Jair Messias Bolsonaro é eleito presidente do Brasil

Com mais de 56 milhões de votos, o novo presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, terá grandes desafios pela frente

Jair Messias Bolsonaro, 63, é o 42º  presidente do Brasil. O deputado do PSL-RJ derrotou neste domingo (28) o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad, do PT. Bolsonaro liderou a mais surpreendente disputa eleitoral desde o pleito de 1989.

Com uma campanha baseada nas redes sociais, o capitão da reserva conseguiu discutir temas polêmicos e atingir grande parte do eleitorado cansado das velhas estruturas de poder. Facebook, Twitter e WhatsApp foram os palanques do deputado que, com seguidores numerosos e fieis, ampliou rapidamente a disseminação de suas ideias e forma controversa de discutir temas sensíveis e polêmicos. Só no Facebook, Bolsonaro conta com mais de 7 milhões de seguidores.

Plano de governo e ideias – As principais bandeiras de Bolsonaro passam por temas que são evitados por políticos tradicionais. Família tradicional, criminalização dos movimentos de ocupação de terra, privatizações e redução do estado são alguns pontos que tomaram as redes sociais durante a campanha. Bolsonaro ainda foi vítima de um atentado político que segue em investigação pela Polícia federal. O combate a violência e a restauração das forças de segurança são bandeiras que o capitão da reserva levantou e vem defendendo. Redução da maioridade penal, não liberação das drogas e ampliação dos efetivos policiais.

Leia também: Pesquisa Paraná aponta eleição de Bolsonaro 

 

Matéria em atualização

Redação