Intenção de consumo das famílias avança 1,4% em setembro, indica pesquisa da CNC
O indicador superou mais uma vez os resultados do mesmo mês nos dois anos anteriores e manteve a tendência de alta.
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) alcançou 84,4 pontos em setembro de 2022, indicando um avanço de 1,4%, conforme apurou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O indicador superou mais uma vez os resultados do mesmo mês nos dois anos anteriores e manteve a tendência de alta, iniciada em janeiro deste ano.
Em relação à comparação anual, o levantamento divulgado pela CNC, mostrou que houve evolução de 16,5%, com recuo apenas na avaliação do Momento para Compra de Duráveis, que apresentou baixa de 0,2%, por conta do aumento dos juros no período.
“Um dos fatores que explicam o aumento da intenção de consumo é a melhora do mercado de trabalho. Após o indicador de Perspectiva Profissional recuar no mês passado, ele apontou alta de 1,4% já em setembro”, ressaltou a Confederação.
Segundo a pesquisa, 47,1% da população acredita que terá melhorias profissionais nos próximos seis meses, o mais alto percentual desde abril de 2020. Na mesma direção, a taxa de satisfação com o Emprego Atual subiu de 1,2% no mês e 25,3% ante os 12 meses anteriores.
Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, “as famílias estão otimistas em relação à sua manutenção nos empregos e têm boas expectativas quanto à sua situação profissional, o que deve levar a um cenário de ampliação do consumo nos próximos meses”.
Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego está em 9,1%, o menor patamar desde o último trimestre de 2015. Desde o início do ano, o saldo entre contratações e demissões é positivo – 6,42% de aumento em julho de 2022, em relação a 2021, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
“O movimento no comércio de bens e serviços está aquecido, o que implica uma maior contratação de trabalhadores, que, por sua vez, refletem o otimismo em sua intenção de consumo”, ressaltou Tadros.( Informações Bahia. Ba)
Foto: Valter Campanato