PSICOLOGIAS E COMPORTAMENTOS

Inteligência Emocional é pré-requisito nas empresas

Além de está capacitado profissionalmente as empresas buscam hoje em dia perfis com maturidade emocional e capacidade de trabalhar em equipe.

Que o ambiente de trabalho está mudando isso você já notou. Mas sabia que após os momentos de crise as grandes empresas têm buscado profissionais com inteligência emocional? Esse “pré-requisito” no mundo corporativo tem sido uma escolha de competência fundamental constante no show business, após as incertezas como no período da Pandemia.

Segundo dados do PageGroup, as habilidades comportamentais mais valorizadas pelos líderes empresas grandes localizadas na América Latina são trabalho em equipe (47,5%), inteligência emocional (33,8%) e comunicação assertiva (28,8%). O levantamento Habilidades 360°, foi produzido pelo PageGroup, consultoria em recrutamento executivo especializado.

A pesquisa feita com 3 mil executivos de cargos de alta e média gestão no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México, constatou que no nosso país verde e amarelo, entre as habilidades comportamentais mais valorizadas está a inteligência emocional (42,9%) e na segunda colocação o trabalho em equipe (38,4%).

Ter consciência das emoções, saber gerenciar momentos de raiva, medo, tristeza, ansiedade, frustração e até de alegria é crucial para o sucesso no ambiente profissional. De acordo com a pesquisa, as habilidades comportamentais receberam mais relevância depois da crise que deixou profundos impactos na economia global e na saúde mental, já que são importantes para a evolução dos negócios em momentos de instabilidade.

Psicóloga clínica, Elaine Cerqueira

Um profissional que sabe ouvir seus colegas e controlar suas próprias emoções tem maior probabilidade de prosperar financeiramente e ter um bom desempenho na carreira. Além disso, o desenvolvimento da inteligência emocional pode ajudar os funcionários a lidar melhor com situações desafiadoras. É o que afirma a psicóloga clínica, Elaine Cerqueira:

“É o autoconhecimento. O profissional emocionalmente inteligente vai ter habilidades para trabalhar em grupo, saberá lidar com os conflitos e assim contribuirá para a resolução dos problemas, porque ele vai ter justamente a capacidade de gerir. Controlar a ansiedade e muitas das vezes até mesmo o medo. Dessa forma, a empresa será um ambiente de trabalho mais tranquilo. Sem contar que quanto mais o profissional consegue gerir suas emoções, mais ele será capaz de alcançar seus desejos e o sucesso”.

O estudo do PageGroup revela que a inteligência emocional é importante na vida profissional e o impacto das emoções na carreira, podem ser gerenciadas com uma rotina mais leve e com mais pausas como a meditação para o autoconhecimento, a leitura e o auxílio de um psicólogo. De acordo com a especialista em saúde mental, gerir as emoções tem sido um desafio na sociedade, principalmente após a pandemia.

“Nós observamos que isso nunca foi tão desejado, controlar emoções e saber lidar com as questões adversas. A inteligência emocional é justamente você racionalizar. O que de fato vem em minha mente, vem nos meus devaneios? A partir dessa compreensão nomeamos os sentimentos e buscamos uma melhor qualidade de vida”. Pontuou Elaine Cerqueira.

Se você quer saber mais sobre como desenvolver a inteligência emocional no ambiente de trabalho e se destacar em sua carreira, fique atento às dicas no Instagram @elainecerqueira_psicologia e compartilhe com seus amigos para que eles também possam se beneficiar das informações sobre inteligência emocional no trabalho.

Redação