CulturaEducação

Inscrições de matrículas da “Casa da Música” começam em Fevereiro

Para aqueles que tem o sonho de aprender a tocar um instrumento musical, essa é uma oportunidade a não ser despediçada. A Casa da Música, que fica localizada na Rua Simões Filho, na parte alta de Catu-BA, cep: 48110-000 próximo a 95ª companhia de polícia militar, que está de portas abertas para inscrições e descobertas de novos talentos, com idade a partir de 7 anos e alfabetizado.

Podem se inscrever:

📅 Período de Matrículas:

03/02 a 04/02 – Matrículas para alunos da Casa
05/02 a 07/02 – Matrículas para novos alunos

Como se inscrever?

Online: Basta acessar o formulário de matrícula e preencher seus dados: Clique aqui para se inscrever!

📌 Insscrição Presencial: Na Casa da Música, uma equipe está de plantão para garantir sua vaga.

⏰ Horário de atendimento: Das 08h às 12h.

⚠️ Importante! As matrículas serão confirmadas conforme a disponibilidade de vagas.

A música no desenvolvimento infantil contribui para a integração da sensibilidade e da razão, colabora com a comunicação, expressão corporal e socialização, estimula a concentração e a memória, além de ser uma ótima forma para as crianças brincarem e se divertirem.

A música exerce um poder de sensibilizar a criança e isso faz com que ela se envolva na melodia e se concentre no que está ouvindo. Essa atenção ao som potencializa o poder de concentração e, se ainda, ela for capaz de cantar um trecho ou aprender a música por completo, é sinal de que ela consegue focar naquela tarefa.

Se a musicalização for acompanhada de aprendizado de algum instrumento, será ainda mais benéfica para desenvolver e aumentar a concentração.

Algumas áreas do cérebro que são ativadas com a musicalização na infância têm muito a ver com o processo educativo. Raciocínio e memória bem desenvolvidos são ferramentas importantes na escola e a música é capaz de desenvolver a percepção espacial e ativar a memória.

A música é uma fonte de estímulos inigualável para o desenvolvimento das expressões corporais. Ela integra corpo e mente, ativa a sensibilidade e também a razão, facilita a comunicação e a consciência do corpo, demonstrando seus sentimentos através dele.

Com a música no desenvolvimento infantil, a criança pode melhorar comportamentos como a indisciplina e a timidez e refinar sua coordenação motora, principalmente se também exercitar a dança juntamente com a música.

Antes mesmo de iniciar a escolarização, a música é benéfica para desenvolver afetividade e confiança entre os pais e os filhos. Ela traz conforto e segurança emocional, facilita a socialização, a cooperação e a empatia nas crianças.

Crianças em fase escolar se beneficiam de maneira importante do processo de musicalização. Ao cantarem ou ouvirem as músicas, por exemplo, palavras são entendidas nos seus significados e os sons produzidos são estimulantes para o aprendizado da linguagem e para a alfabetização. Além disso, a repetição de músicas melhora a dicção dos alunos.

Como podemos observar, o contato com a música no desenvolvimento infantil é muito importante para o estímulo de várias áreas. A musicalização pode e deve ser estimulada desde muito cedo, em casa e pelos pais. As informações são do museu da imaginação.

A música no desenvolvimento infantil também faz com que as crianças tenham uma maior facilidade no aprendizado da matemática.