Inscrições abertas para o projeto bombeiros voluntários em Catu
O projeto bombeiros voluntários visa formar jovens aspirantes a bombeiros em Catu abre as inscrições para menores de 13 à 17 anos de idade
O projeto que já está na segunda turma em Catu e teve Joinville(SC) como modelo as inscrições vão até dia 31 deste mês. Menores devem está acompanhados por responsável e a taxa de inscrição custa 10,00 reais mais 1 kg de alimento.
A primeira turma foi em 2012 e teve 80 alunos e segundo o bombeiro Sammy de Souza Arruda(41), que foi em Santa Catarina para se capacitar e já atua há 9 anos, depois disso o projeto ficou parado durante porém agora ele decidiu resgatar por compreender a importância da ação para os jovens, despertado pela promotora
No treinamento os adolescentes recebem o fardamento gratuito, participam de atividades simuladas na área de combate a incêndios, noções de hierarquia, disciplina e civismo, entre outras capacitações.
Segundo Sammy Arruda, “ o projeto tem como objetivo fomentar nos jovens o interesse pela profissão, incentivando na formação de futuros bombeiros, é uma iniciativa socioeducativa. Apesar do projeto ser voltado para menores, jovens que já completaram a maior idade estão procurando o curso. ”
No sábado(15) dia em que teve inicio as inscrições, três alunos já se inscreveram , entre eles Rogério Santos, já na maior idade, destaca que ” sempre foi o sonho dele e quer ser no futuro um monitor no grupamento além de ter uma profissão. ”
Além de ser um projeto voltado para a inclusão social, os alunos acabam aprendendo técnicas básicas de prevenção, tornando-se multiplicadores do trabalho do Corpo de Bombeiros. Para participar das aulas, é exigido que o jovem esteja matriculado e frequentando regularmente a escola.
As inscrições estão acontecendo na Sede da Corporação do Corpo de Bombeiros de Catu, localizado na Praça Geonisio Barroso, 291. Para maiores informações telefones: (71) 9 9671-2705 e 9 8840-1738.
A equipe do Catu Acontece flagrou o grupamento de bombeiros em ação nesse sábado. Eles haviam acabado de pegar um gato que a responsável pela guarda do animal alegava está com suspeita de raiva, mas na verdade, o bichano só estava estressado, recebeu atendimento da Veterinária Mônica Souza que o medicou e orientou sobre os cuidados com o animal. A veterinária já criou a fama na cidade de ser amorosa e jeitosa com animais em diversas situações, principalmente nas de stress.