Notícia

Inmet emite Alerta Laranja de chuvas em Catu e riscos de desabamento, deslizamentos e alagamentos

Segundo a Defesa Civil choveu aproximadamente 60 milímetros nas últimas horas, além dos transtornos comumentes causados pelas fortes chuvas, bueiros entupidos inflaram os problemas no bairro Santa Rita por conta do lixo descartado de forma imprópria.

Na manhã deste domingo (27), foi registrado um grande volume de chuva em Catu, o que ocasionou alagamentos em diversas localidades do Município, causando transtornos à população.

Segundo a Defesa Civil em Catu, choveu cerca de 60 milímetros, o que coincide com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que é de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia,sendo que apesar dos transtornos não foram registradas nenhuma ocorrência com vítimas fatais.

Para minimizar os efeitos de ocorrências como as de hoje, a Prefeitura Municipal de Catu emitiu nota informando que realizará diversos serviços, como desobstrução e limpeza dos córregos, solicitando ainda a colaboração de todos os munícipes para que sempre façam o descarte consciente e correto do lixo, entulho e demais materiais, para preservação da cidade e bem estar de todos.

Lixo nos bueiros no Bairro Santa Rita

O lixo é um dos grandes responsáveis por alagamentos, entope galerias de águas pluviais e causa assoreamento de rios e córregos, o que favorece transbordamentos no período das cheias. Além da poluição e risco de doenças, o descarte indevido de lixo preocupa, principalmente nesta época do ano, quando as chuvas ficam mais intensas e podem agravar o problema das enchentes.


Em vistorias pelas ruas e avenidas neste domingo (27), a Defesa Civil detectou bueiros e bocas de lobo cheias de lixo. Como é o caso da galeria, no bairro Santa Rita, que registrou forte alagamento na localidade. O órgão solicita que a população faça a sua parte e não jogue lixo nas ruas, ajudando assim a evitar o agravamento dos alagamentos por conta do lixo descartado de forma irregular e que acaba agtavando ainda mais os problemas causados pelo alto volume de chuva em poucas horas.

*** Por Donaire Verçosa com informações da Ascom PMC