Incontinência urinária atinge mais de 10 milhões de brasileiros
Veja causas e possíveis alimentos que podem influenciar a desenvolver incontinência urinária, além dos tipos da infecção e tratamentos sugeridos pelo médico urologista Rogério Matos Araújo.
Se você vai ao banheiro para urinar mais de oito vezes em um dia ou acorda duas vezes ou mais à noite para esvaziar a bexiga poderá desenvolver em algum momento da vida a incontinência urinária, uma perda involuntária de líquido. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, mais de 10 milhões de brasileiros sofrem com incontinência urinária e não conseguem controlar quando vão ao banheiro.
“Mulheres, homens, crianças e idosos sofrem de incontinência urinária, um problema que pode ser prevenido e tratado com diferentes abordagens, desde medicamentos, cirurgias e também com um tratamento bem menos invasivo considerado como primeira opção desde que bem indicado: os exercícios de fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico”, afirma o urologista Rogério Matos Araújo.
Segundo a Sociedade Internacional de Incontinência (ICS), o fenômeno acomete tanto os homens como as mulheres; porém, é muito mais comum no sexo feminino e torna-se mais frequente com o envelhecimento. A perda urinária determina, além do constrangimento, uma piora significativa na qualidade de vida em razão de promover o isolamento social, restrição ao trabalho, ao lazer e alteração do humor.
“Infelizmente muitas pessoas ficam em silêncio e não procuram tratamento. Há um tabu porque a região pélvica é uma região íntima, mas que necessita de cuidados como qualquer outra região do corpo”, acrescenta o urologista.
Quais são os tipos de incontinência urinária
Incontinência urinária de esforço: é a perda de urina que ocorre ao tossir, espirrar, caminhar, correr, pular. Ocorre quando os músculos do assoalho pélvico (músculos que cobrem a cavidade inferior da bacia e sustentam os órgãos que estão no abdômen) são forçados durante esforço físico e se tornam enfraquecidos ou alongados demais. Isso leva a perdas urinárias em episódios, podendo ocorrer em gotas ou em grande quantidade. Não existem medicamentos para esse tipo de incontinência urinária e as recomendações de tratamento estão na fisioterapia e na cirurgia.
Incontinência urinária de urgência: é a perda de urina associada a um desejo súbito e urgente de urinar, que ocorre porque o indivíduo não consegue chegar ao banheiro a tempo. É o que ocorre na bexiga hiperativa, uma situação na qual o músculo detrusor (músculo que forma a bexiga urinária) se contrai involuntariamente mesmo se a bexiga não estiver cheia. Muitas vezes a pessoa tem que urinar com muita frequência e em algumas vezes a urina escapa antes de chegar à toalete. Essa condição pode ser tratada de diversas maneiras, incluindo medicamentos, estímulos elétricos com equipamentos de fisioterapia, uso de toxina botulínica e implantes de estimuladores elétricos nas raízes nervosas.
Incontinência urinária mista: algumas pessoas têm os dois tipos de incontinência urinária, ou tem sintomas que podem ser dos dois tipos e chamamos esta condição de incontinência mista. Algumas vezes são necessários exames mais específicos, chamados exames urodinâmicos, que ajudam a ter um diagnóstico preciso para escolher o melhor tratamento.
Incontinência urinária paradoxal: ocorre quando a bexiga está extremamente cheia e a perda urinária ocorre por uma espécie de transbordamento; o problema nesse caso é a incapacidade de esvaziamento da bexiga, mas o sintoma é a perda de urina. É o que ocorre em pessoas que perdem a sensibilidade da bexiga e não percebem que ela está cheia. Ou ainda em pessoas com obstrução crônica, como nos homens com crescimento da próstata. Nesse caso o tratamento consiste em melhorar o esvaziamento da bexiga.
Grandes mudanças no corpo podem causar incontinência urinária recorrente. Culpados comuns:
- Gravidez
- Parto
- Mudanças devidas à idade
- Menopausa
- Obesidade
- Histerectomia
- Muitos outros problemas médicos
Pode ser causada por um problema de saúde temporário?
Possível causa: Problemas de saúde temporários podem causar uma incontinência urinária temporáriaCulpados comuns:
- Infecções do trato urinário
- Prisão de ventre
Pode ser causada por um alimento, bebida ou medicamento?
Possível causa: Alimentos e bebidas podem causar incontinência urinária temporáriaCulpados comuns:
- Cafeína
- Álcool
- Bebidas gaseificadas, como refrigerantes
- Adoçantes artificiais
- Alimentos apimentados
- Alimentos altamente ácidos, como frutas cítricas
- Muitos medicamentos
“A doença, que acomete mais as mulheres, afeta cerca de metade da população feminina no mundo pelo menos uma vez na vida, com chances de repetição do quadro. A Sociedade Brasileira de Urologista estima que 50% das mulheres apresentam recorrência. Independente do sexo, se você acha que pode ter incontinência urinária, procure um urologista e faça uma consulta. A maioria dos casos tem solução que pode até ser muito simples”, conclui Araújo.
Imagens ilustrativas Google