A - Mais Regiões

Hospital municipal de Mata de São João realiza suas primeiras tomografias

Nesta terça (11) foram realizadas oito tomografias com o equipamento recém adquirido pela rede de saúde do Município de Mata de São João, que a partir da próxima semana fará cerca de 40 exames por dia.

Nesta terça-feira (11), o Hospital Municipal Eurico Goulart de Freitas realizou as quatro primeiras tomografias computadorizadas. O tomógrafo, aparelho recém adquirido pela rede de saúde do município de Mata de São João, já opera de segunda à sexta, das 8h às 16h, totalizando oito tomografias por dia, inicialmente.

Segundo informações do Diretor Médico do HEF, Gustavo Guimarães, a equipe que opera o tomógrafo está passando por um treinamento com um profissional técnico, que durante toda a semana irá auxiliar a operação do aparelho no Hospital. “Nesses primeiros dias realizaremos uma parte menor de exames, pois ainda estamos em treinamento de equipe. Mas na próxima semana vamos atender a população em geral”, ressalta o médico.


O aparelho reproduz as imagens simultaneamente em um corte de 0,75 segundos.

De acordo com o prefeito Marcelo Oliveira, o modelo do aparelho é o mesmo utilizado em hospitais de referência. “Estou muito feliz, porque iniciamos oficialmente a operação do nosso tomógrafo. Tiramos algumas imagens de pacientes do nosso hospital e podemos dizer que o nosso tomógrafo está em pleno funcionamento e em curto período atingirá sua capacidade máxima de atendimento diário, de cerca de 40 pessoas”, celebra o prefeito.

Em sua primeira atuação, foram realizados três exames de crânio e um exame de abdômen, que levaram no máximo três segundos. O aparelho reproduz as imagens simultaneamente em um corte de 0,75 segundos, construindo até mesmo imagens de vasos e artérias.

Tomografia de abdômen, realizada na quarta-feira (11).

De acordo com um dos operadores do tomógrafo, Otávio Tarreiro, o software avançado do aparelho é um grande ganho para a população. “Esse serviço irá beneficiar todo o sistema de saúde através do diagnóstico por imagem em tempo real, fazendo intervenções nos exames através dos laudos. A população ganha com tudo isso”, conta o operador.

Fonte : Prefeitura de Mata de São João

Redação