Saúde

Hospital Municipal de Catu capacita profissionais sobre manejo para pacientes psiquiátricos

A capacitação contou com a participação de profissionais de diversas áreas da sáude.

O Hospital Municipal de Catu (HMC), em colaboração com a Secretaria de Saúde do município, promoveu uma capacitação direcionada aos profissionais de saúde sobre o manejo adequado no atendimento a pacientes psiquiátricos. A capacitação teve como principal objetivo aprimorar as habilidades dos profissionais compactar um atendimento com maior eficaz a esse público específico.

A Capacitação teve a presença de diversos profissionais do hospital, como: maqueiros, técnicos de enfermagem e porteiros. Os ministrantes Dr.Paulo Amado, médico psiquiatra com mais de 50 anos de experiência, formado na turma de 1973 da UFBA, tem vasta experiência na área e atende os pacientes no ambulantório e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e por Breno Paiva, psicólogo e coordenador do (CAPS), trouxe uma abordagem abrangente sobre como lidar com pacientes psiquiátricos de forma humanizada. Breno ressaltou a importância dessa troca de experiências e integração com a equipe, destacando que: “essa abordagem é fundamental para proporcionar um atendimento de qualidade aos pacientes psiquiátricos que chegam ao hospital.”

Dr. Breno Paiva (Camisa Azul) e Dr. Paulo Amado ao lado.

“Hoje temos uma demanda que contando com os atendimentos no ambulatório, caps e os realizados na atenção primária (postinhos), são cerca de dois mil quinhentos atendimentos bimestralmente, sem contar procedimentos, porque em um mês, uma pessoa pode passar por mais de 15 procedimentos, isso se contabilizado, daria um número muito maior, creio que na casa dos 10 mil, se computados. Por isso, hoje temos 12 psicológos, três vezes mais do que quando começamos a gestão em 2021.” Destaca Breno Paiva.

“É um momento ímpar que nos dá a oportunidade de atender às necessidades de forma mais humana, considerando que a abordagem para esse público é diferenciada. É crucial termos conceitos próprios sobre como lidar com cada caso”, completou Breno.

A iniciativa reforça o compromisso da equipe de saúde em oferecer uma assistência integral e sensível a todos os pacientes, especialmente àqueles que necessitam de cuidados especiais, com foco no bem-estar e na recuperação completa de todos os indivíduos atendidos no HMC.

***Por Donaire Verçosa com informações da Ascom PMC.

Redação