Política

Herzem Gusmão, Prefeito de Vitória da Conquista, será enterrado nesse sábado após cortejo fúnebre

Herzem foi diagnosticado com o novo coronavírus em dezembro de 2020. Gestor estava internado na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

O corpo do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), de 72 anos, que morreu após complicações da Covid-19,  vai chegar no Aeroporto Glauber Rocha, no sudoeste baiano, no sábado (20). Conforme informações da prefeitura, um velório será realizado na Casa de Eventos Mediterrâneo, no bairro Boa Vista e o enterro no Cemitério da Saudade.

Herzem Gusmão morreu por volta das 21h de quinta-feira (18), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado há  quase três meses para tratamento da doença.

A prefeitura informou que o corpo de Herzem Gusmão deve chegar em Vitória da Conquista às 10h. O velório será realizado apenas com a presença dos familiares e com número limitado de pessoas. Nas imediações do local, o trânsito de veículos será interditado.

A população poderá se despedir do prefeito Herzem Gusmão após o velório, durante o cortejo fúnebre, que percorrerá ruas e avenidas da cidade. O sepultamento ocorrerá logo em seguida no jazigo da família Gusmão, no Cemitério da Saudade. O acesso ao local também será restrito à família.

Herzem testou positivo para a Covid-19  em 7 de dezembro do ano passado. Dez dias depois ele  foi diagnosticado com uma lesão pulmonar e precisou fazer uso de oxigênio para respirar com mais conforto. 

Reprodução Instagram


 
Já no dia 26 do mesmo mês, foi transferido para o Sírio-Libanês, onde deu entrada com um quadro de pneumonia secundária.  Em 1º de janeiro deste ano, não tomou posse como prefeito, o que só aconteceu no dia 8, um mês após ter contraído a doença. 
 

No dia 12 de janeiro a equipe médica que o acompanha, os  médicos Roberto Kalil, Carlos Carvalho e David Uip, cogitaram transferi-lo para a semi-intensiva do hospital, o que ocorreu apenas no último dia 18 e onde ele segue internado. Enquanto esteve tratando da doença, a vice-prefeita Sheila Lemos (DEM), esteve à frente da prefeitura de Vitória da Conquista. 

Natural de Vitória da Conquista, onde nascem em 02 de junho 1948, Herzem Gusmão deixa esposa, três filhos e um neto.  Na vida pública e profissional, o político era formado em direito, mas se especializou em jornalismo e se destacou pela paixão ao radiojornalismo. Atuou como gerente da Associação de Poupança e Empréstimo da Bahia ( ASPEB),  e também trabalhou no  Banco Econômico em 1984.


Na  Assembléia Legislativa da Bahia, após assumir mandato como deputado pelo PMDB em 2015, Herzem atuou como  vice-presidente  da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público e também foi titular de comissões que abordaram temas como: Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público, Direitos Humanos e Segurança Pública , Finanças, Orçamento e Fiscalização e Controle.  Natural de Vitória da Conquista, onde nascem em 02 de junho 1948, Herzem Gusmão deixa esposa, três filhos e um neto. 

Repercussão

Rui Costa – Governador da Bahia

“A pandemia continua fazendo vítimas. Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento de Herzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista, uma das grandes cidades do nosso Estado. Na política, atuamos em campos opostos, mas procurando sempre cumprir a nossa missão. Minha solidariedade aos familiares e amigos do prefeito Herzem Gusmão. Que Deus os conforte neste momento de dor.”

Bruno Reis – Prefeito de Salvador

“É realmente uma grande perda porque ele era um líder que trazia esperança à população de Vitória da Conquista. A cidade soube reconhecer a sua importância reelegendo-o para mais um mandato. Vai fazer muita falta, tinha vocação para servir. Deixo aqui as minhas condolências à família, ao infinito número de amigos que soube fazer ao longo da vida, à Dona Luci, que também enfrentou e sobreviveu à essa doença terrível, e aos filhos”

Fonte: G1/ Bahia Notícias/ Reedição de Donaire Verçosa