Gabriel Habib traz o tema: Como seus valores pessoais podem travar a sua vida
Esta semana, o Coach Gabriel Habib traz dicas de como lidar com respectivos estados emocionais para poder alcançar a tão desejada realização pessoal.
Valores fazem parte de um conjunto de “coisas” que existem na sua mente, as quais você atribui uma enorme importância e que acionam estados emocionais. Então, quando aquilo que o que é importante é atendido, há o despertar de um estado emocional positivo, trazendo sensação de realização pessoal e bem-estar. Quando o individuo não obtem aquilo que é importante para ele, desencadeia uma série de emoções negativas, trazendo a sensação de frustração, raiva, revolta, etc.
É justamente o despertar de estados emocionais, que valores podem lhe dar ou retirar permissão para você ter “algo” ou alcançar um objetivo em sua vida, tudo isso inconscientemente. Uma vez que este “algo” está alinhado com seus valores pessoais, você tem a permissão do seu subconsciente para prosseguir, devido a geração de uma sensação de felicidade.
Normalmente aquelas situações as quais você tem grande facilidade de lidar te deixam empolgado e energizado. Já quando aquilo que você deseja está desalinhado com seus valores pessoais, existe grande risco de você se sentir infeliz e frustrado, então seu subconsciente retira a permissão, ou seja, você trava, bate aquela preguiça, pode até ser que sinta um grande desconforto e dificuldade reais ao realizar determinada atividade em específico. Resta a sensação de que um lado seu quer muito, mas o outro nem tanto.
Segue um exemplo comum, para que você possa entender melhor:
Digamos que uma pessoa, que possui um princípio muito forte de harmonia como um de seus valores fundamentais, esteja pleiteando uma promoção que vai colocá-la como líder de uma equipe de um determinado setor.Quando se lidera equipes, é muito comum existirem desavenças e desentendimentos entre os integrantes, inclusive para com o líder, afinal de contas, ele terá que cobrar resultados. Este líder seria a pessoa que teria que lidar com situações de tensão e talvez, conflitos. Então temos uma pessoa que preza pela harmonia, mas que está pleiteando uma posição em que será colocada em conflitos. Há um caso típico de incongruência, ou seja, duas situações antagônicas como uma bifurcação. Você não consegue seguir os dois caminhos!

Agimos motivados por duas coisas: primeira, fugir da dor, e segunda, encontrar situações que gerem prazer. Isso é um mecanismo natural de autoproteção, fazendo com que nossa mente avalie de forma automática nossas experiências em termos do que gera dor e prazer. Então quando a pessoa tem seus valores atendidos, ela experimenta boas sensações, e quando não os tem atendidos, experimento dor emocional. Quando existe qualquer divergência, a nossa mente entende que o risco de sentir dor aumenta, o que irá gerar uma espécie choque mental. Será como um cabo de guerra, onde nenhum dos lados ganha, pois a disputa nunca termina. Estas incongruências tem um efeito muito negativo, este é um dos motivos que fazem com que muitas pessoas sentam dificuldade para alcançarem seus objetivos pessoais ou profissionais.

Então, a pessoa que preza pela Harmonia, por mais que queira a promoção, terá muita dificuldade para desempenhar as atividades específicas que possam gerar desavenças. Entenda, não é que a pessoa não vai conseguir fazer, ela pode até fazer, mais vai ser muito desgastante. É por isso que surgem as insatisfações em relação ao próprio emprego, expandindo-se este mesmo conceito para nossos relacionamentos: casamento e dinâmica familiar.
Tenha em mente que é muito natural que você sinta dificuldade em achar respostas e mais difícil ainda é equilibrar estes fatores sozinho, sem ajuda. Se é o seu subconsciente que está buscando te proteger de algo que ele acredita que vai te gerar dor, ele não vai facilitar para você e vai se utilizar dos recursos que tem para evitar que você encontre as respostas, depois vai atrapalhar que chegue nas soluções e por fim irá dificultar com que você tome atitudes no sentido de minimizar tudo isso, pois estas atitudes vão te colocar, exatamente, naquela situação de risco onde o subconsciente tanto quer lhe proteger.
Este é um dos motivos para a necessidade pela busca de ajuda profissional. Um dos focos de trabalho de um Coach de Vida é identificar esses “nós” mentais e desatá-los, liberando o cliente para uma vida plena de resultados.
Aqui vai uma dica de como entender seus valores pessoais.Questione-se o seguinte:
Caso você pudesse ESCOLHER apenas uma coisa na vida, pelo que você optaria? Sucesso, aventura, amor, conforto, segurança, dinheiro, família, conhecimento, etc? Essa resposta irá te mostrar aquilo que lhe dar prazer, ou seja, aquilo que você procura em tudo que faz. Mas tem que ser honesto consigo mesmo nesta resposta, o objetivo não é dar uma resposta “politicamente correta”, mas sincera!

Caso pudesse EVITAR apenas uma coisa na vida, o que escolheria? Evitar frustração, raiva, dor física, humilhação, rejeição, traição, mentira, conflitos, risco de passar necessidades financeiras? Essa resposta irá te mostrar aquilo que lhe proporciona dor, ou seja, aquilo que você sempre busca se distanciar.
Lembre-se, você é como uma máquina muito eficiente em auto proteger-se, na qual a sua mente funciona como o sistema operacional que a comanda. Se você suspeitar que será exposto a qualquer situação de perigo emocional, estes mecanismos de defesa vão ser acionados e você nem vai perceber caso esteja distraído. Eu só conheço um caminho seguro para você lidar com estas questões: o autoconhecimento.