ComunidadePolítica

Formatura do CMTT certifica 18 agentes de trânsito em Catu

Coordenadoria Municipal de Transporte e Trânsito certificou hoje na plenária da Câmara de Vereadores de Catu cerca de 18 agentes de trânsito para atuar no ordenamento de trânsito do município

Nesta terça (15), no plenário da Câmara Municipal, foi realizada cerimônia de entrega dos certificados para os 18 agentes de trânsito, que fizeram um curso de capacitação durante 14 dias. O diretor geral do CMTT, Carlos Barbosa, explica como irá funcionar a ação dos agentes, após a entrega dos certificados. “Nesse primeiro momento, para os motoristas que cometerem alguma infração, serão aplicadas medidas socioeducativas e, posteriormente, notificações, mas o processo é de reeducação para o trânsito.”

Estavam presentes na cerimônia os vereadores da cidade, se mostrando satisfeitos com a realização do projeto, que trará melhorias para motoristas e também para os pedestres da cidade de Catu.

Catu é 33ª cidade do Estado da Bahia que possui a CMTT com agentes de trânsito formados. “Minha opinião não poderia ser diferente, se não parabenizar a gestão por ter acreditado que o projeto poderia sair do papel. Para gente, é um momento ímpar, sabemos que o trânsito é um dos órgãos mais importantes porque se trata da vida,”  opinou a vereadora Denize Barbosa.

 

 

O presidente da Câmara Municipal, Marcelo Calasans, destacou a importância da realização do projeto de formação de agentes. “Eu acho que uma cidade para ser atraente, para ser considerada uma cidade organizada, tem que ter um trânsito organizado. Catu já deu o primeiro passo com a criação da CMTT e agora também com a capacitação dos agentes que irão ajudar aos formandos a ter um norte do que é realmente a harmonização do trânsito da cidade ajudando a organizar o trânsito do município.”

 

O curso foi custeado através de uma emenda parlamentar vinda através da senadora Lídice da Mata. O prefeito da cidade Geranilson Requião contou da sua alegria ao ver um projeto que tanto beneficiará aos moradores da cidade e saindo do papel, “como é uma alegria muito grande porque é um sonho de toda comunidade que a gente tenha um trânsito organizado aqui no município. Depois de tanta luta, buscando, a nível nacional, a nível estadual, a gente conseguiu criar a lei e hoje temos essa coroação, que é a formação dos nosso agentes que irão guiar os cidadãos, os nosso condutores e pedestres, para que  a gente possa evitar cada vez mais os acidentes.”

O curso foi ministrado pela Federação Nacional das Associações de Detran, FENASDETRAN, e realizado após a criação da Coordenadoria Municipal de Transporte e Trânsito, CMTT, que surgiu em maio do ano corrente e visa, através dos agentes recém-formados, trazer melhorias para o trânsito da cidade, diminuindo assim o número de acidentes e de infrações cometidas por motoristas. “O curso de formação foi um dos maiores passos que Catu deu na área de trânsito, o curso foi muito gratificante, já venho da área do transporte, já atuo como instrutor de trânsito e o curso só veio a somar. Queremos ver Catu diferente no que diz respeito a mobilidade, porque trânsito é vida,”  enfatizou Carlos Barbosa, que também foi certificado pelo curso.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.