ComunidadeEducação

Formatura de alunos do PROERD lota clube CEPE-CATU

635 crianças e jovens receberam das mãos de autoridades do município o certificado do Programa de Prevenção às Drogas, onde vários grupos de alunos das escolas municipais se apresentaram

 

Seiscentos alunos da rede pública municipal participaram nesta última quinta-feira (09) da solenidade de encerrando do curso Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência (PROERD), onde receberam entrega de certificados. O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Policia Militar, e está em sua 6ª edição e tem o foco de conscientizar a comunidade a evitar as drogas e preveni-las do caminho da violência.

 

Centenas de alunos da rede pública municipal de ensino participaram da formatura do curso, que visa conscientização no combate as drogas e a violência, que tem duração de 6 meses e é ministrado por professores pelos próprios policiais: Sargentos Josenildo e Marco Antônio e o subtenente Alex.

Um momento família e a aluna secundarista do 5º ano do colégio Maria Gabriela, Ana Lívia levou o pai Rafael Aquino e a mãe Jéssica Aquino para este momento significativo em sua formação como cidadã mais consciente, os pais se maravilharam: “eu achei o programa muito interessante porque ajuda o jovem a se afastarem da violência, espero que continue, ensina muito, pois a idade dos alunos do projeto geralmente é a fase que a mentalidade da criança é formada, e este projeto pincela mensagens e posturas positivas de nossos filhos contra as drogas e a violência.” Citam.

 

Para o aluno João Vitor (10) da escola Helena de Araújo Lima, do 5º ano, é uma grata oportunidade: “é um momento legal, uma forma de aprendizagem para resistir a todos os caminhos errados que possam existir, o Proerd tem uma mensagem muito positiva, eu indico esse programa para todo aluno.” Comenta.

 

 

Sargento Marco Antônio

O sargento Marco Antônio ficou encantado pela turma composta de alunos de várias localidades e afirma que sentirá saudades dos pequenos: “momento de muita alegria, é impossível não se emocionar, quando você ver a criança compreendendo tudo que foi ensinado em sala de aula, perceber o retorno daquilo que foi ensinado, é um momento de grande alegria.” Explana.

 

 

 

Sargento Joseildo

 

 

 

Já o Sargento Josenildo se emocionou do inicio ao fim, e não faltaram abraços dos meninos e respeito para com ele: “é uma emoção muito grande porque além de aprender novos conhecimentos, eles serão multiplicadores, a gente sabe que quando se tem informações positivas passadas em sala de aula eles correspondem de acordo ao esperado.” Frisa.

 

 

 

O major Insnard analisa que eventos educativos como este é de grande importância: “a policia militar hoje não é mais vista de forma opressiva, a visão que se tem hoje é que nós acompanhamos os jovens para que estes não se marginalizem mais tarde. O programa faz com que a juventude pense duas vezes antes de querer adentrar no caminho das drogas. Iniciativas como essa, nós sempre apoiamos, inclusive temos atividades voluntárias voltadas para a comunidade, policiais que dão aulas de música, artes marciais, judô.” Cita.

Ana Teixeira de blusa branca entre dois alunos com presentes nas mãos

A Secretária de Educação e Cultura Ana Teixeira avalia todo esse percurso concretizado como algo que tem ‘gratidão’: “é a primeira vez que acontece duas vezes ao ano o Proerd, e é muito gratificante ver o resultado do trabalho sério, comprometido, seis anos que este trabalho é feito, ver o carinho, aconchego, desenvolvimento deles é muito bom, a expectativa é que eles se apropriem desses ensinamentos para serem cidadãos melhores. Esse ano serão duas turmas com duração de 6 meses de curso”. Explica.

 

 

 

Prefeito Geranilson Requião

O prefeito Geranilson Requião participou da solenidade e entregou simbolicamente alguns certificados aos alunos, explica: “a importância do projeto não é só para a cidade, mas para todo cidadão, agradeço a policia militar. Os alunos nos respeitam como se fossemos seus pais, tenho certeza que serão homens e mulheres de bem, é um momento de felicidade para mim e tenho certeza que é para todas as famílias aqui representadas.” Finaliza.

 

 

 

 

 

 

 

 

Reportagem: Roberval Silva

Edição de Texto: Donaire Verçosa

Redação