Fonte Santa Rita é entregue a comunidade após processo de requalificação
O monumento natural foi requalificado através do projeto “Essa Fonte tem história”, desenvolvido durante a semana do meio ambiente no mês de junho do ano corrente
Uma fonte que fez e continua fazendo a história de muitas famílias no bairro catuense. Na manhã de quinta-feira (08), às 9h, houve a entrega da Fonte Santa Rita, após passar por processo de requalificação.
O projeto realizado através da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, se inciou este ano no mês de junho, adotando o nome “Essa fonte tem história”, visa resguardar as nascentes naturais que auxiliaram no desenvolvimento de comunidades no século passado.
Durante o ato de entrega da Fonte, estiveram presentes membros da Secretaria de Meio Ambiente Infraestrutura Bem-Te-Vi e Nenga do Leite, o Prefeito Geranilson Requião, Secretária de Educação Ana Teixeira, e os vereadores da cidade, além das escolas Maria Gabriela, Pedro Ribeiro Pessoa e Gilberto da Mata, que contemplou a entrega com a apresentação da fanfarra.
O Secretário de Infraestrutura Marinildo Vasconcelos , popularmente conhecido como ‘Nenga do Leite”, fez questão de pontuar a emoção de fazer parte da entrega do projeto. ” É muito satisfatório ver os esforços conjuntos da comunidade local surtindo efeito em uma parceria com a secretaria, para a requalificação de uma fonte que ajudou a construir a história da comunidade.” Pontuou Nenga.
Um monumento natural que matou a sede dos moradores do local e entorno. “Durante muito tempo, usei esta água para atividades domésticas, além do uso para consumo, pela a água da fonte ser mais limpa que a água encanada oferecida pela localidade”. Afirmou dona Jandira, residente do bairro há mais de 30 anos.
Durante muitos anos a fonte Santa Rita ficou esquecida pela população local, acumulando lixo e sujeira. Após apelo de dona Jandira através de um video gravado pelo Catu Acontece, com iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, a nascente passou por processo de requalificação, onde todos os moradores do bairro ajudaram na obra. ” A escola Gilberto da Mata ajudou na ornamentação, alguns moradores ajudaram na limpeza, e no final conseguimos de maneira satisfatória fazer com que a fonte ficasse linda, afinal ela faz parte da história da Santa Rita”. Pontuou dona Jandira.
Segundo Tatiane dos Santos, Diretora de Meio Ambiente Proteção e Defesa Civil, a mudança na estrutura da fonte foi admirável, tendo em vista que quando encontramos o local pela primeira vez, haviam apenas concreto e sujeira, hoje acompanho de perto a emoção da comunidade por receber esse monumento natural totalmente transformado”, pontuou.
Devido a profundidade da nascente, os cuidados devem ser redobrados. A chave do local que guarda a fonte se encontra na mão da moradora jandira, para que o local seja aberto quando solicitado. ” Na comunidade há muitas crianças, e há tempos atrás já houve acidentes no local. Para que a fonte seja preservada, alguns moradores assim como eu portam a chave do local. “Peço que os membros da comunidade não fiquem chateados, pois foi na base de muita luta que conquistamos a reforma da fonte, e a mesma deve ser preservada para que outras gerações possam possam aproveitar o bem natural”. Relatou dona Jandira.
Segundo Tatiane dos Santos, mais fontes do município Catuense, ainda serão requalificadas de acordo com a demanda de cada localidade. Para mais informações, você pode entrar em contato com a secretaria de infraestrutura através dos contatos:
Telefone: (71) 3641-1217
E-mail: seima@catu.ba.gov.br