A - Mais RegiõesPolítica

Fila que anda: Prefeito de Pojuca declara apoio a Acm Neto

Nos últimos dias, nove prefeitos deixaram a ala governista e declararam apoio à pré-candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao Palácio de Ondina. Foram eles: Elter Bastos (PSB), de Wagner; Yuri Andrade (PP), de Pedro Alexandre; David Cavalcante (PP), de Glória; Éder de Nilda (Cidadania), de Terra Nova; Lu de Gel (PP), de Antônio Cardoso; Tânia Yoshida (PSD), de Conceição do Jacuípe; Cezar de Aderio (PP), de Milagres; Juraci da Saúde (PP), de Barro Preto; e Nena (PSD), de Inhambupe.

Na última terça-feira, 19 de julho, o Prefeito de Pojuca, Duda Leite(PSDB), que tinha uma relação de certa forma em assim dizendo “amigável” com o governo do estado, usou as suas redes sociais para declarar publicamente apoio a pré-candidatura de ACM Neto ao governo do estado nesse pleito eleitoral de 2022. Veja link: https://www.instagram.com/p/CgNhivJNPYc/


Cardeais da base aliada avisaram ao comando do PT que o processo de debandada de prefeitos vai se intensificar bastante até o fim do mês. Sobretudo, entre quadros do PP e PSD que antes gravitavam a órbita governista.

O cancelamento de convênios por parte do governo do Estado com mais de 200 prefeituras deve intensificar a debandada política na base do governador Rui Costa (PT). A avaliação é do deputado estadual Robinho (União Brasil), que vê o movimento como um “troco” dos gestores municipais à infidelidade de Rui diante dos compromissos assumidos.

“O governo ficou 16 anos, só fez política na véspera de eleição. Só que ele errou a dose, porque prometeu muito e não teve estrutura, porque dinheiro tem, não teve estrutura de conveniar as prefeituras. Mas o troco está vindo agora”, declarou.

De acordo com publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), Rui cancelou pelo menos 295 acordos administrativos firmados com 244 prefeituras baianas – mais da metade das cidades do estado. Em algumas cidades, os prefeitos chegaram a concluir a licitação e dar ordem de serviço para início das obras, mas tiveram que recuar porque a dotação orçamentária foi comprometida com o cancelamento dos convênios.

Deputado Robinho- União Brasil

O deputado Robinho projeta ainda que a migração deve se acentuar a ponto de esvaziar ainda mais a performance do pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

“Está acontecendo uma debandada de prefeitos, ele [Rui] vai ficar sozinho. Se não tomar cuidado vai ficar em terceiro lugar”, emendou.

Segundo Robinho, integrantes da base governista não escondem o descontentamento com a condução de Rui. “O governador é tão ruim, tão ruim para o grupo que após eleição nenhum cidadão do PT vai dar um bom dia para ele”, completou.

Redação