ComportamentoComunidadeCultura

FIÉIS CELEBRAM 330 ANOS DO PADROEIRO SÃO MIGUEL

A pequena igreja do distrito de São Miguel ficou cheia de féis que foram participar da abertura do tríduo festivo em homenagem ao padroeiro da comunidade católica

 

 

 

A comunidade católica do distrito de São Miguel, foi atraída pelo som da Fanfarra do Colégio Jecelino José Nogueira, do bairro Barão de Camaçari, a igreja, para a abertura da primeira de noite do Tríduo em homenagem ao padroeiro do local, que é considerado o lugar mais antigo do município de Catu.

 

Louvor, fé e a devoção  marcaram a noite de abertura da festa cristã que celebra o santo que é considerado guardião do céu e o santo protetor dos policiais, mais conhecido como Arcanjo Miguel, um dos representantes da mais alta hierarquia dos anjos, que dá nome a igreja católica  ao distrito de São Miguel a 330 anos.

A devota Solange Santana, ex- tesoureira da igreja, testemunha o poder da fé no Arcanjo Miguel. Fiel assídua, relata que quase faleceu devido a um aneurisma cerebral. “Estive no leito da morte, por conta da minha hipertensão, tive um aneurisma que quase me levou a óbito. Graças a Deus, meu São Miguel, Santo Expedito e o médico, hoje estou aqui. Sempre fui fervorosa nas minhas atividades religiosas. ”

 

 

 

 

 

 

 

Há 10 anos, quem coordena a festividade é Zenóbio Castro, que conta como a fé possibilita o encontro de todos no mesmo lugar; “São Miguel é especial, tenho 15 anos na Igreja e essa festa pode ser considerada a mais antiga da nossa região. Ela cresceu, mas continua com todo fervor espiritual dos devotos e visitantes.”

Zenóbio  ainda explicou a importância de um momento como esse, “é o momento que a comunidade tem para celebrar a amizade, a vida, a fé… Toda estrutura dos festejos, agradecemos a Prefeitura e claro, a solidariedade da comunidade.”

O padre João Andrade, convidado para abertura do tríduo, enfatiza: “é uma  oportunidade de renovar a fé, a tradição e a cultura, pois apesar de vivermos em um mundo moderno, a tradição  precisa se mantar viva,  para alimentar a fé dos fiéis, como orienta a Igreja, que se conserve para vivermos na realidade do dia de hoje. O significado também é importante, São Miguel quer dizer “quem como Deus”, leva a reflexão de que que nada é maior do que nosso Pai.”

 

A vereadora Denize Barbosa (PSDB), católica desde o nascimento, destaca que “a cultura local continua presente com os religiosos, a comunidade continuar de pé e firme na fé.”

O Prefeito  de Catu-Ba, Geranilson Requião, falou com entusiasmo do evento, “é com muita alegria e satisfação, que participo de mais um aniversário de São Miguel, juntamente com os fiéis, estão todos de parabéns.”

Realizada sempre no fim de setembro, o tríduo festivo conta com  apresentações culturais e a festa de largo. Na abertura teve a presença de comunidades locais das paróquias Cristo Operário e Senhora Sant’Ana de Catu. No próximo sábado (30), a festa conta com a alvorada festiva, apresentação do coral municipal, missa solene campal e finaliza com a procissão. A programação oficial segue em anexo abaixo.

 

 

Fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Catu

Redação