Comportamento

Fernanda Torres e Maria da Penha estão na lista de mulheres mais influentes do mundo

A lista ’50 over 50 global’ indica as 50 mulheres com mais de 50 anos mais influentes do mundo.

Correio Braziliense

A Forbes publicou pela primeira vez a 50 over 50 global, uma lista que indica as 50 mulheres com mais de 50 anos mais influentes do mundo. O compilado conta com representantes de 32 países. Três nomes da lista são brasileiros: Fernanda Torres, Maria da Penha e Ana Cabral.

“A carreira de atriz de Torres começou quando ela tinha 13 anos e, mais de quatro décadas depois, ela acumulou vários prêmios em seu trabalho em filmes e teatro — incluindo, em janeiro de 2025, uma indicação ao Oscar por seu trabalho em Ainda Estou Aqui. Quando Torres não está atuando, ela está escrevendo: seu primeiro romance, The End , foi publicado em 2013, vendeu mais de 200.000 cópias e foi traduzido para sete idiomas”, diz o texto da Forbes

Maria da Penha é citada por inspirar a criação da Lei Maria da Penha (Lei Federal Nº 11.340), que foi sancionada após sua luta de quase 20 anos por justiça após sobreviver a uma tentativa de feminicídio. A ativista utiliza cadeira de rodas desde 1983, quando o crime ocorreu. 

“O agressor, então seu marido, foi condenado duas vezes no Brasil, mas apelos legais o libertaram. Em 2006, aos 61 anos, a Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340) foi sancionada, fruto de sua luta de quase 20 anos por justiça, estabelecendo punições mais severas para violência doméstica contra mulheres no Brasil”, cita a reportagem. 

Ana Cabral lidera uma das maiores empresas de mineração de lítio do mundo, a Sigma Lithium. No cargo desde 2016, Ana também é co-fundadora e sócia-gerente da A10 Investimentos, a firma de private equity que detém cerca de 44% das ações da Sigma.

“Sob sua liderança, a companhia avançou na produção de lítio sem produtos químicos perigosos e realizou sua listagem na Nasdaq em 2021… No início de sua carreira, trabalhou no Goldman Sachs supervisionando mercados de capitais na América Latina”, ressalta a Forbes

A lista também cita Claudia Sheinbaum, a primeira mulher presidente do México, eleita em junho de 2024; Miuccia Prada, fundadora da Miu Miu e co-CEO da Prada; e Desiree Ellis, treinadora da seleção feminina de futebol da África do Sul.