Feira de Ciências reúne Escolas Estaduais de Catu no Centro administrativo da cidade
A segunda edição da feira de ciências das escolas estaduais em Catu-Ba teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Prefeitura Municipal de Catu e do Instituto Federal Baiano
A segunda edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de Catu (FECEEC), teve com vários exposições em stands de variados tipos de pesquisas idealizadas e desenvolvidas por estudantes das escolas do município de Catu, com objetivo de elevar o nível de conhecimento dos alunos fazendo-os pesquisar variados temas e apresentar para a população, com isso, um destes poderá representar o município em feiras fora da cidade e do estado.
Neste ano, o evento contou também com escolas dos distritos como Sítio Novo e Pau Lavrado com os colégios Antônio Carlos Magalhães e Luiz Viana Filho.
As apresentações que possuíam temas que falavam desde a Inclusão de crianças com espectro autista nas escolas à utilização de águas saboreadas para uma vida saudável, que interagiu bastante com o público, levando o conhecimento de suas pesquisas para todos.
Os alunos presentes destacaram o evento como uma experiência única, pois tira um pouco da rotina de aula entre quatro paredes, fazendo com que eles compartilhem os seus conhecimentos com outros. Até mesmo alguns professores da cidade liberaram a aula mais cedo e levaram seus alunos prestigiarem a feira. O graduando em História, Joab Santos enfatizou: “sabendo que futuramente serei professor, já atuando como estagiário, vejo como é fundamental que os alunos ingressem na iniciação cientifica”. Destacou.
A professora Shirley Costa, que saiu de Salvador para prestigiar o evento se diz realizada com o que viu; “posso dizer que estou feliz com que vi, porque eu percebo que outros professores estão entendendo realmente o nosso grande desejo que é da Bahia acreditar nos nossos estudantes.”.
O professor Apoena Júlio também marcou presença do vejo, “a partir desta feira, os vencedores terão a oportunidade de levar os seus conhecimentos para outros lugares da Bahia e do Brasil, como em São Paulo, outra em Salvador e uma que vai acontecer em Alagoinhas.” Destaca Apoena.
Esta Feira de Ciências teve com início com um projeto da secretaria do Estado chamado, Ciências nas Escolas; onde tem como objetivo principal: promover na escola a educação cientifica. O vice-diretor do Maria Isabel de Melo Góes e também coordenador da FECEEC, Delmaci Ribeiro, juntamente com a prefeitura e outros, desenvolveram todo o evento. “Quem está nos apoiando no evento é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Tem um edital que sai todos os anos e nós fizemos a inscrição do projeto no edital no ano de 2017, fomos contemplados positivamente, além da Prefeitura Municipal de Catu e do Instituto Federal Baiano”. Destaca.
A Secretária da Educação, Ana Teixeira, comentou que o evento é muito importante para o município, pois qualifica os jovens fazendo com que se sintam envolvidos no processo de pesquisa em torno da escola.
Já para o secretário da Juventude, Adonay Silva. “É um trabalho importante que o governo do estado vem fazendo em todos os colégios, fruto do trabalho de muita pesquisa e os alunos se entregam o tempo todo pesquisando, aprofundando para poder apresentar uma coisa com uma qualidade.
Para o Prefeito Geranilson Requião, o evento possui uma grande importância e que daqui teremos um futuro promissor e complementou dizendo que desta feira sairá um grande cientista. Ainda durante a entrevista, perguntamos qual dos stands mais o interessou. Com um sorriso no rosto, disse: “Eu fiquei impressionado aqui com a nossa amiga no stand de bovinocultura. A aluna realmente deu um show, como se fosse um professor ensinando para a gente. E também gostei da matemática, que me deu até dor de cabeça”. (Risos).
O stand de Bovino cultura faz parte de um projeto chamado Ciência Itinerante, do IF Baiano-Catu, que se fez presente na feira, junto com seus outros stands, tais como: o stand de matemática, de inglês, geologia, entre outros.
.