Comunidade

FEIRA CIDADÃ ATENDE 7 MIL PESSOAS E TEM A PRESENÇA DA PRIMEIRA-DAMA DO ESTADO

População começou a formar fila desde a noite de quarta-feira para garantir o lugar. Serviços como exames, medição de pressão, emissão da carteira de identidade foram feitos durante o dia

Um dia de atividades em prol do fácil acesso da população a serviços de saúde e cidadania. Foi assim que a Feira Cidadã promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (SESAB), desembarcou o mutirão de serviços em Catu.

 Para garantir o lugar e os primeiros atendimentos na manhã desta quinta-feira, cidadãos passaram a noite em uma fila que se formou do centro administrativo até o Fórum do município. A equipe do Catu Acontece entrevistou diversas pessoas que estavam na fila, que mostraram disposição para enfrentar a fila noite a dentro, conscientes de que estarão sendo atendidos logo pela manhã.

O plataformista, Osmar Bitencourt de Teixeira(31) veio aproveitar a oportunidade para retirar o RG que vai precisar para aproveitar uma oportunidade de emprego que surgiu em um outro estado. “Vim disposto a passar a noite aqui e só saiu com meu documento”, disse Osmar.

Idealizado pela primeira-dama da Bahia e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, o evento nesta quinta-feira atendeu a aproximadamente sete mil pessoas, reunindo ações nas áreas de saúde e bem-estar, a exemplo dos odontológicos, oftalmológicos, ginecológicos, entre outros.

A mamografia e o preventivo, foram serviços muito procurados na feira que oportunizou as mulheres a realizarem esses exames. Daniele Cruz, coordenadora da unidade do Hospital da Mulher, explicou como funciona, “dos 40 aos 69 anos, estamos oferecendo o serviço de mamografia. Mulheres a partir de 25 a 69, temos o preventivo. A unidade é composta por dois consultórios para preventivo e um para mamografia, trazendo dois dias de atendimento na cidade. ” A expectativa de atendimento é de 160 mulheres por dia para preventivo e 70 para mamografia.

 

Uma dessas mulheres era a dona de casa Izaílda Araujo (48). A catuense que é moradora do bairro Chesf, aguardou na fila e disse estar feliz com as atividades e a oportunidade de fazer sua mamografia, “o serviço é muito importante. Tenho muito tempo tentando fazer a mamografia, mas é um exame caro, e para mim valeu a pena passar a noite aqui. ”

A Feira oferece também a emissão de carteira de Identidade. Segundo o coordenador do Serviço de Atendimento ao Consumidor móvel Levi Almeida, os cidadãos podem ter acesso a outras solicitações também, “nossa cota é de 500 senhas, sendo metade para quinta-feira e outra para sexta-feira. Aqui podemos realizar além da emissão do RG, antecedentes criminais, CPF, recadastramento de aposentados e pensionistas do estado, e temos a Ouvidoria Geral que permite denúncias, elogios, pedidos e afins. ” Destaca.

Quem não perdeu a oportunidade de revalidar seu documento de identidade foi a pensionista Neide Vasconcelos (68). Ela trocou o RG e elogiou a agilidade do atendimento, “estava precisando dar uma cara nova ao documento, então soube que teríamos o mutirão e corri para cá. Agora, estou satisfeita com o documento novo”, (risos).

 

 

 

Outro serviço muito procurado e que lotou a quadra poliesportiva do centro, foi o de oftalmologia. O coordenador Guilherme Marques reiterou sobre o processo para fazer os exames, “temos a expectativa de atender até 800 pessoas por dia com triagem de cirurgia de catarata, refração e exames de ‘vista’. Os atendimentos continuarão nessa sexta-feira. Tratamos os pacientes de maneira bem acolhedora para que se sintam à vontade.” Até às 10h30 trezentas pessoas já haviam sido atendidas.

  

Além disso, as pessoas tiveram a chance de fazer os óculos no caminhão que disponibilizava as armações, para quem necessitava do uso de lentes corretivas. Para o primeiro dia, a expectativa variava de 350 a 500 pessoas. Enquanto realizava exames e consultas, os pais puderam deixar as crianças no stand aos cuidados dos profissionais do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), onde puderam brincar e fazer atividades lúdicas.

 O coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes, afirma que o conjunto de serviços melhora a vida do cidadão, e a obra tem o objetivo de servir o baiano que carece, “já percorremos três cidades antes de Catu, e a meta é atender cada vez mais. Ser voluntário é isso, ser recíproco com o próximo. É uma política pública que tem a missão de ajudar quem precisa através de ações simples. ” Garante.

 

As autoridades do município foram conferir o dia de movimentação no bairro da Aruanha. O presidente da câmara Marcelo Calasans, parabenizou a ação e afirmou: “ a cidade só tem a ganhar com o trabalho desenvolvido. É um sentimento de felicidade, visto que o mutirão foi pautado há seis meses. Foi um pedido em conjunto a primeira dama do estado, e ela prontamente nos atendeu. Penso que qualquer serviço que surja ligado a saúde, melhora muito o trabalho da nossa secretaria, causando maior comodidade da população. ”

 

O secretário de Saúde Marcus Torres e o prefeito Geranilson Requião também acompanharam cada detalhe. Para o prefeito, tudo a favor da população é um passo adiante, “só nos resta agradecer ao grupo de voluntários, liderado pela primeira dama Aline. Nossa população merece atenção e a cidade trabalha para atender à necessidade de todos. Tenho certeza que é um dos maiores eventos realizados em Catu e o retorno que temos é o sorriso na face de cada catuense. ” Pontua.

 

Reportagem :João Vitor Araújo

Edição de Texto: Donaire Verçosa

 

 

Redação