Fé, tradição e milagres: fiéis celebram a devoção a Santo Antônio

Uma das principais tradições religiosas do mês de junho é a trezena de Santo Antônio. Muitas vezes, o costume é passado por gerações e o encontro para as orações em devoção ao “casamenteiro” acontece dentro das casas dos fiéis em diversas cidades baianas e em Catu-BA, a 70 km de Salvador-BA não é diferente.

Entre as paróquias que rezam a trezena estão a da localidade da Bolandeira, Pau Lavrado e Bom Viver. Na manhã de ontem, quinta-feira, 13 de junho, o Santo celebrado pela sua entrega de fé e missão cuidando dos mais necessitados.

O Santo que tem fama de casamenteiro embalou a fé de devotos em vários lares que rezaram a trezena e reuniram amigos e famíliares nas suas casas. É o caso da dona Donaire de Andrade,” eu costuma rezar junto com a trezena de uma grande amiga, que nos deixou, Dona Dete, mas a família continuou a tradição da reza a centenária em Catu-BA, desde de a tataravó e que foi passando por gerações, mas só que após a covid-19, em que me vi em um situação muito difícil, fiz uma promessa pela minha recuperação e hoje faço aqui em casa mesmo, com amigos e familiares ao meu lado.”
Esse ano inclusive Santo Antônio nos ajudou e foi surpreendente a presença de devotos, que inclusive nos ajudou a arrecadar uma quantidade de alimentos grande nesse último dia da Trezena, que serão doados a Paróquia Senhora Sant’Ana. ” Destacou dona Donaire.
Segundo a devota, Santo Antônio fez ascender um desejo no seu coração, ” próximo ano iremos visitar uma casa, sairemos em procissão e a trezena será rezada na casa do fiel. Assim será todos os anos, envolvendo às famílias nessa fé que fortalece nossos corações. “
Veja aqui imagens da Trezena! E de um registro das primeiras doações de alimentos.