ComportamentoComunidade

Fé e reflexão se encontrarão nas palestras da semana espírita em Catu

A 32ª Semana Espírita em Catu  trará palestras reflexivas sobre a importância da união para enfrentar os desafios no mundo de hoje, abordando temas como depressão e suicídio

 

A 32ª Semana Espírita de Catu, que acontece a partir do dia 19 (domingo), pretende encorajar e reforçar a ideia de que “a união faz a força”. Com temas interessantes, as palestras levantarão discussões sobre assuntos atuais como depressão e suicídio.

A historiadora e vice-presidente do Centro Espírita Caminho da Verdade Lilian Habib, casada com Gabriel Habib, destaca que nasceu dentro da doutrina espírita e explica como a proposta pretende intervir na vida das pessoas: “o que queremos é garantir a preservação do respeito e do amor ao próximo. Essa é a base do Espiritismo. ”

“Nos consideramos cristãos, mas infelizmente existem pessoas dentro de religiões que não conseguem entender os preceitos do Cristo. Nosso objetivo é sempre seguir o modelo dele. Não somos melhores que ninguém,” pontua Lilian.

O tema desse ano é “O ser consciente”. A ideia é gerar mais conhecimento e quebrar pensamentos retrógrados e desmotivantes, é o que explica a vice-presidente do Centro: “acima de qualquer coisa, conhecimento que faz bem tem que ganhar mais espaço. O objetivo é levar-nos a refletir sobre nós mesmos e o que estamos fazendo com nossa vida.”

Lilian destaca que “o importante é receber  todos com muito amor, respeito e verdade. Abraçamos  todos, sejam de religiões diversas ou não de nenhuma. Somos todos irmãos e é esse amor que Cristo nos deixou. Religião certa é aquela que lhe faz melhor. É o que eu penso.”

A  Semana Espírita  visa levar os preceitos da doutrina para a população. Trata-se de filosofia, ciência e religião. “Não existe nada de mal, existe um compilado de conhecimentos que as pessoas podem se enriquecer espiritualmente e levar lições para vida.”

“Queremos que as pessoas saiam melhores. A gente acredita que estamos aqui para evoluir, e em assim sendo se melhorando,  transformar o mundo em que habitamos pelas nossas atitudes. Mostrar  assim que devemos nos lembrar de Deus a todo o instante e que não só na dor devemos o procurar. ” Completa Lilian.

A  historiadora destaca dentre os temas que serão trabalhados, o da “Reforma íntima” que será apresentado no penúltimo dia, “ele traz a importância de como nos vemos, do que temos que evoluir, o quanto queremos poder ou interferir na vida das pessoas. É uma auto-observação para nosso crescimento como ser humano. ”

Entre os assuntos abordados estão:  fé, suicídio, depressão, materialismo e humanidade, que entrarão a cada dia. A 32ª Semana Espírita tem início no domingo, dia 19 de novembro e segue até o dia 25. Será realizado no Centro Espírita Caminho da Verdade, na rua 26 de junho, no bairro do Catende.

 

Redação