ComunidadeCultura

Fé e gratidão marcam o dia de São Cristóvão em Catu

A Comunidade Católica de Catu rendeu homenagens e manifestações de devoção ao santo protetor dos motoristas no dia que se celebra seu exemplo de vida e testemunho

 

O dia de São Cristóvão, 25 de julho, foi marcado por uma missa na comunidade que recebe seu nome. Repleta de fiéis, a reunião foi embalada por cânticos e pela emoção de quem tinha muito a agradecer.

Devotos do Santo conhecido como protetor dos motoristas, encheram a Capela, localizada na Rua do Mato, no bairro do Planalto Dois. Gilvan de Jesus é um deles e conta que após ficar um ano sem participar da comemoração, sofreu um acidente. “Falei que vinha para missa, mas não vim, no mesmo dia, bati o carro. Desde então não faltei mais a celebração.”

 

Maria Hilda Gomes, que ajuda dando aula de catequese e na área musical da capela, conta que sempre que está dirigindo e precisa entrar em uma via que é cheia de carros, ora pedindo proteção e, após isso, sempre consegue passar com tranquilidade já que o movimento de veículos logo diminui.

 

Pe. Alex Pedreira, que celebrou a missa e preside a Paróquia Cristo Operário, acredita que ” é importante lembrar a história do santo, iremos seguir em procissão. Ele é o patrono dos motoristas e, quando a gente sai com a imagem de São Cristóvão, queremos lembrar a presença dele em nossas vidas.”

Além da presença dos fiéis, a celebração foi marcada pelo comparecimento do prefeito, Geranilson Requião, do vice-prefeito, Dr. André. Também da vereadora Denise, conhecida por sempre estar presente e apoiar celebrações religiosas, ressaltou a importância da manutenção da tradição da procissão e da comemoração do dia em que o santo é homenageado. “É de fundamental importância para que as pessoas guardem no coração a questão cultural. Uma carreata na cidade é uma motivação de paz para os condutores e também para o pedestre, ” destaca Denize.

 

Na oportunidade pessoas que contribuíram para a construção da capela. Nelson Bahia e Maria José Silva relembraram que fizeram parte da comissão juntamente com a prefeitura, conseguiu o terreno para que a construção fosse iniciada. Tradição e fé se misturaram em uma bonita celebração, onde a gratidão foi maior expressado pela adoração dos devotos ao santo e a certeza de que a tradição será mantida.

 

No encerramento da procissão na frente da igreja Matriz de Sant’Ana Padre João Andrade, deu a benção dos motoristas enquanto os fiéis levantavam as chaves dos seus veículos.

Na sequência teve penúltima noite da novena de em homenagem à Padroeira da Cidade, Sant’Ana. Por isso os paroquianos capricharam na decoração da igreja, que foi até pauta do jornalismo da TV BAHIA no Bahia Meio Dia e também no BA TV. Por utilizar também o símbolo da campanha da emissora, “Sou mulher e quero respeito” já que a padroeira de Catu é uma mulher.

A matriz teve mais uma noite de igreja cheia e até as crianças tiveram que se acomodar no chão do altar para acompanhar a celebração. Mas elas não reclamaram e também não tiravam os olhos do bispo de Alagoinhas Dom Paulo Romeu Dantas Bastos durante leitura do evangelho principalmente.

Os jovens também se fizeram presentes mostrando que a fé e a devoção não tem idade.

Sobre São Cristóvão

São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, filho de um rei de Canaã e se tornou um seguidor de Cristo após conhecê-lo de perto e confirmar seu poder. O amor com o qual o São Cristóvão exercia seu papel, converteu muitos na região. Após não negar sua fé, foi martirizado e se tornou um dos santos mais conhecidos no mundo.

Redação

1 comentário sobre “Fé e gratidão marcam o dia de São Cristóvão em Catu

  • São Cristóvão proteja a todos os motoristas.
    Linda festa!!!
    Parabéns Catu!!!!
    Parabéns Donaire Verçosa e a toda a equipe do Catu Acontece

Fechado para comentários.