Evento com presidente da ANATER sofre tentativa de embargo por orgão do município de Pojuca
Segundo relato de testemunhas e dos gestores, a visita da vigilância sanitária vem sendo recorrente e sempre com as mesmas exigências já atendidas por recomendaçao do órgão em outras vistorias.

Na manhã desta quinta-feira (13), durante a visita técnica de Jefferson Coriteac, Presidente da ANATER ( Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) à Escola Técnica Família Agrícola “A Partilha” (ETFAP), localizada no Km 69 da BA – 093, Povoado Riacho das Pedras – Zona Rural, Fazenda A partilha, em Pojuca-Ba, fiscais da vigilância sanitária do município estiveram na de unidade ensino na tentativa de embargar a cozinha e refeitório onde seria servido o almoço para 100 jovens, produtores da agricultura familiar e para o presidente da ANATER e sua comitiva.

Segundo relato de testemunhas e funcionários da escola, durante a abordagem, alunos e professores repudiaram a ação e foram notificado durante a abordagem da vigilância sanitária. A gestora da Escola Técnica Lusenice Vaccari, que é coordenadora geral de projetos sociais da Fundação Franco Gilberti, cujo presidente Giorgio Vaccari, relatou em aúdio para nossa redação que: “não é a primeira vez que a vigilância sanitária vem até a escola com demandas e exigências que já foram atendidas, não havendo fundamento para tantas visitas em um curto espaço de tempo.” Destaca Lusenice.

Apesar do mal-estar segundo a gestora da escola, tudo foi contornado. A vigilância se retirou e o evento transcorreu tranquilamente, fortalecendo o trabalho da escola: “a palestra de Jefferson contribuiu muito para o fortalecimento daquilo que ressaltamos na formação dos nossos jovens, pois fez uma belíssima explanação sobre a importância da juventude no campo para o fortalecimento da agricultura familiar no Brasil.” Pontuou ainda Lusenice.
A Fundação Franco Gilberti, que é responsável pela escola, tem 35 anos de existência. O ensino é gratuito. A unidade conta com refeitório estruturado para receber cerca de 500 alunos. Para manutenção da estrutura, a unidade conta com um convênio com a Secretária de Educação do Estado, que cobre 60% das despesas e os 40% restante vem de doações de amigos brasileiros e italianos. Agora, Dr.Jefferson Corietac, vai nos ajudar direcionando um projeto que poderá vir a trazer a autossustentabilidade da escola, se Deus quiser, já deu certo! Explanou a gestora.”
Sobre o ocorrido com a Vigiláncia Sanitária de Pojuca na Escola no momento do evento, entramos em contato com Ascom da Prefeitura Municipal. Mas, até o momento do fechamento desta matéria não houve retorno.
O presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jefferson Coriteac, presente na Escola Técnica Família Agrícola “A Partilha” (ETFAP), participou de uma solenidade com a presença de autoridades, lideranças, pequenos produtores rurais e moradores das comunidades rurais e povoados do município.
Eduardo Umbelino( liderança política em Pojuca) veste camisa azul junto a Jefferson Coriteac. Eduardo Umbelino( liderança política em Pojuca) veste camisa azul junto a Jefferson Coriteac no centro da foto e o Dep. Luciano Araújo (SD).
Coriteac também falou sobre o Plano Safra para projetos de assistência técnica e extensão rural, uma vez que foram destinados R$ 200 bilhões para esse segmento. Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Anater tem como objetivo promover a execução de políticas de desenvolvimento da assistência técnica e extensão rural, especialmente as que contribuam para a elevação da produção, da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços rurais.
A visita do presidente da Anater à Pojuca foi articulada pelo advogado Eduardo Umbelino, liderança política que atua no município, sendo cotado para disputar a prefeitura no próximo pleito. Jefferson Coriteac esteve ao longo da manhã visitando às instalações da escola técnica e na solenidade que participou, estavam com ele Eduardo Umbelino e os deputados estaduais Vítor Azevedo (PL) e Luciano Araújo (SD).
Sobre a ANATER
A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – Anater – tem como missão promover o desenvolvimento rural sustentável e viabilizar o crescimento de agricultores familiares, pequeno e médios produtores, em todo território nacional. O órgão visa ser referência nacional em Assistência Técnica e Extensão Rural, tendo como valores: inovação, transparência, sustentabilidade, qualidade, ética, segurança e respeito. Veja mais no link a seguir: https://www.anater.org/

Veja mais sobre a Escola Técnica no link a segur: https://www.facebook.com/ETFAP/?locale=pt_BR

Sobre a Fundação
Em 1988 alguns voluntários brasileiros e italianos deram início, em Salvador, ao acolhimento (abrigo) e ao acompanhamento (ronda pelas ruas) de crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. No ano de 1994 a experiência consolidou-se a tal ponto que deu origem à Fundação Franco Gilberti. A instituição fundada foi assim denominada em memória do conde milanês cuja viúva, a condessa Maria Teresa Gilberti, nesses primeiros anos estava viabilizando recursos para o seu desenvolvimento.
Após 35 anos dedicados ao acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, em 2019 a FFG optou para concentrar seus recursos, humanos e financeiros, para realizar um novo projeto, desta vez com o intuito de “prevenir mais que remediar”: decidiu oferecer a oportunidade de educação formal e de profissionalização aos filhos dos agricultores do interior criando a ETFAP (Escola Técnica Família Agrícola “A Partilha”) que funciona na filial rural da FFG no Município de Pojuca (BA) cuja finalidade é oferecer até 500 vagas gratuitas para frequentar um curso quadrienal, atrelado ao ensino médio, no sistema de alternância entre escola e família, para tornar-se “técnicos agropecuários” beneficiando, assim, jovens moradores de mais de trinta Municípios do Litoral Norte, do Agreste Baiano e Região Metropolitana de Salvador promovendo um crescimento humano, cultural, social e econômico para os que se encontram às margens da sociedade sem opções de aprimorar seu bem-estar tendo a oportunidade de encontrar um emprego satisfatório. Veja mais no link a seguir: https://fundacaofrancogilberti.org/
